Obra de perito do Instituto de Criminalística é publicado em livro internacional

Um trabalho produzido pelo perito de balística forense do Instituto de Criminalística (IC) do Amazonas, Ulisses Gaspar, foi publicado no livro “Keys to Neotropical Hexapoda” da Editora Elsevier. A publicação reúne os maiores especialistas do mundo em identificação de insetos.

Em tradução livre para o Português, o livro quer dizer “Chaves de Identificação para os Hexapoda Neotropicais”, ou seja, compreende chaves de identificação de um grupo de insetos na região neotropical que compreende da América do Sul até os Estados Unidos, segundo o perito amazonense.

Ulisses Gaspar Neiss é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com Doutorado na área, e era pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) antes de iniciar os trabalhos no Departamento de Polícia Técnico Científica (DPTC), vinculado a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

No Instituto de Criminalística, o perito é um dos profissionais responsáveis pelas ações da balística forense e tem auxiliado na solução de crimes envolvendo armas de fogo no Amazonas.

Ele informou que seus trabalhos compõem três capítulos da publicação internacional e, em um deles, ele é o primeiro autor. A obra trata-se de um livro ilustrado para auxiliar na identificação de animais ou plantas. As instruções são chamadas de ‘chaves de identificação’.

“Esse livro contém vários capítulos, cada um com essas chaves ilustradas de identificação para auxiliar as pessoas que trabalham na área a identificar certos grupos de insetos” explicou o perito do IC, Ulisser Gaspar Neiss.