27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Obras da rede de saneamento do Igarapé do São Raimundo avançam em 48%

Trabalho vai beneficiar mais de 100 mil pessoas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), já executou 48% das obras de rede de esgoto e elevatórias no igarapé da Bacia do São Raimundo, zona sul da capital. Essas obras vão trazer melhorias na área de saneamento dos bairros do Centro, Presidente Vargas, Aparecida, Glória, Santo Antônio, São Raimundo e Educandos, que vão passar a ter uma melhor coleta de esgoto, assim como o tratamento desses efluentes antes de serem devolvidos ao rio Negro.

Cerca de 132 mil pessoas que moram nessas localidades serão beneficiadas pelas obras, que contam com mais de 24 quilômetros de extensão. Desse total, já foram concluídos 10.475 metros de implantação de redes de esgoto.

As obras de saneamento da bacia do São Raimundo fazem parte do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) III. O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, ressalta que a obra vai garantir uma expressiva cobertura de rede de saneamento para a capital.

“Essas obras da rede de esgoto são benéficas para a população. A nossa cidade vai receber, por meio do Prosamim, uma ampla cobertura de rede de saneamento. Esse trabalho tem sido intenso diariamente, com muitas ações, que vão desde sensibilização dos moradores, interdições de ruas com prévia comunicação às comunidades, para que possamos avançar nos trabalhos, e execução da construção de estruturas que vão dar suporte em toda a extensão dessa obra”, explica.

Estruturas – Além da instalação da rede de esgotos, estão sendo construídas seis Estações Elevatórias de Esgoto, que serão responsáveis pelo bombeamento de resíduos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Educandos, hoje em fase de construção. A ETE terá nível de tratamento secundário, em substituição à antiga Estação de Pré-condicionamento (EPC), garantindo o adequado tratamento e emissão no rio Negro do esgoto coletado ao longo da envoltória das obras. Será a primeira ETE construída pelo Prosamim nesses 12 anos de programa.

Geração de empregos – As obras executadas pelo SRMM e UGPE na bacia do São Raimundo estão gerando mais de 500 empregos, sendo 314 empregos diretos e mais de 200 indiretos. Trabalhadores da construção civil que estavam fora do mercado do trabalho tiveram a oportunidade de se empregar novamente com as obras de saneamento da bacia do São Raimundo.

O operário Antônio Firmino, 47, afirma que estava sem emprego com carteira assinada desde 2017 e, quando soube da oportunidade de contratação, foi em busca de um contrato de trabalho mais estável e por um período mais longo.

“É importante porque o trabalhador da construção civil fica prestando serviços de obra em obra. Quando surge uma oportunidade melhor de contratação, por um período mais longo e com carteira assinada, nós agradecemos e vamos em busca dessa oportunidade” frisou.

FOTO: Tiago Corrêa / UGPE

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui