24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Obras do Residencial Manauara 2 passam de 80% para conclusão dos 500 apartamentos

As obras do Residencial Cidadão Manauara 2, etapa B, programa habitacional de referência da Prefeitura de Manaus, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, atingiram mais de 80% de execução e seguem dentro do cronograma estabelecido e atendendo às medidas de proteção necessárias devido à pandemia da Covid-19. Além da entrega destes imóveis, o prefeito David Almeida tem uma meta de construção de 5 mil unidades habitacionais de interesse social em diversos bairros da capital, com o programa “Casa para Todos”.

O “Casa para Todos” prevê a construção de novos conjuntos habitacionais, além da oferta de lotes pequenos e urbanizados. David Almeida explicou que o projeto prevê a criação de um Núcleo de Apoio Técnico à Moradia, que será responsável por orientar o cadastramento das famílias nos programas habitacionais.

“Esse núcleo também vai monitorar a carteira de projetos habitacionais de Manaus e a liberação dos recursos pelo governo federal, bem como acompanhar o cronograma de execução para as famílias de baixa renda. O poder público municipal precisa fortalecer os programas de moradias para mitigar o déficit habitacional da nossa cidade e acabar com as invasões”, comentou o prefeito.

Além da construção das unidades e do loteamento de terrenos, David Almeida já anunciou que vai trabalhar pela regularização fundiária em bairros e ocupações consolidadas. “O prefeito tem uma meta de construir 5 mil unidades habitacionais de interesse social e atuar intensamente na regularização fundiária, dando à população beneficiada a segurança jurídica para seus patrimônios. O Implurb está se estruturando para atender ao plano do prefeito, e vamos atuar com segmentos privados e entidades da sociedade civil organizada”, explicou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente.

Manauara 2

Os futuros moradores das 500 unidades habitacionais estarão isentos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por lei municipal, além do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Os 500 apartamentos da etapa A já foram concluídos, e os contemplados realizaram suas mudanças entre agosto e setembro de 2020, transformando o sonho da casa própria em realidade.

Os trabalhos são coordenados pela Vice-Presidência de Habitação e Assuntos Fundiários (VPRESHAF), órgão ligado ao Implurb, que terá suas ações ampliadas para atingir as metas definidas pelo prefeito David Almeida.

O atendimento ao público externo está suspenso presencialmente em razão dos decretos para evitar contágio e ter controle da pandemia. A vice-presidência funciona na avenida Coronel Teixeira, s/nº, Ponta Negra, zona Oeste, no prédio administrativo do complexo turístico do parque. Agendamentos poderão ser feitos pelo e-mail [email protected].

Para agilizar o trabalho de regularização fundiária, os moradores atendidos devem providenciar documentos, que são entregues durante a visita das equipes de cadastramento socioeconômico: Carteira de Identidade e CPF (casal); comprovante de residência (água, energia); certidão de casamento/divórcio; e certidão de nascimento dos filhos menores de 18 anos; comprovante de renda familiar (casal).

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Arquivo Implurb

spot_img