25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Obras dos complexos viários da Constantino Nery e Manoa avançam e serão entregues nos prazos

As obras de implantação do complexo viário Professora Isabel Victória, na avenida Max Teixeira, em frente à entrada do conjunto Manoa, na zona Norte, está com 52% de execução. Já no complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, entre as ruas Pará e João Valério, os trabalhos no canteiro chegaram aos 91% de conclusão. Ambas as obras da Prefeitura de Manaus avançam dentro do prazo, com os cuidados necessários durante a pandemia da Covid-19.

“Manaus está ganhando uma nova forma. Nossa cidade passa a ser mais metrópole do que nunca com obras essenciais para a mobilidade urbana, como esses complexos viários da Constantino Nery e do Manoa”, destacou o prefeito. “Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus foi capaz de parar as nossas ações de infraestrutura viária que são muito importantes e que, graças ao nosso equilíbrio fiscal, tinham recursos garantidos. E para isso, sem dúvida, estamos seguindo todos os métodos necessários para a prevenção da saúde dos nossos colaboradores, ao passo que as obras caminham”, completou Arthur Virgílio Neto.

No Manoa, já foram concluídos os serviços de fundações. Aproximadamente 90% dos pilares instalados e as fundações do encontro (saída e subida do viaduto) estão em fase de finalização. Além disso, as 19 ruas do conjunto Mundo Novo e mais 15 ruas do sistema binário no Manoa, que fazem parte do complexo, já foram completamente pavimentadas.

“A obra segue dentro das expectativas, mais de 50 colaboradores atuam, diariamente, para concluir mais uma importante intervenção da gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar, que esteve nesta sexta-feira, 22/5, fiscalizando os serviços realizados pelas equipes.

Com a conclusão total das fundações, a obra está na fase da implantação da estrutura do viaduto, além da pavimentação das vias e confecção de meio-fio, calçada e sarjeta no trecho da via Gabriel Gomes.

Com uma área de abrangência de 283 mil metros quadrados, o complexo viário é composto por um viaduto, que transpassará por cima de uma rotatória, e um sistema binário de tráfego na área dos bairros Mundo Novo e Cidade Nova.

Orçada em R$ 47,1 milhões, a obra é executada pelo consórcio formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda. e Construtora Soma Ltda., vencedoras da licitação e que tiveram o contrato firmado após o certame da modalidade Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

Durante a execução da obra, agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) permanecem no local para auxiliar. A área está com sinalizações horizontal e vertical implantadas para garantir o tráfego ordenado e indicar as opções de desvio aos condutores.

Constantino Nery

No complexo viário Ministro Roberto Campos, na avenida Constantino Nery, a obra está ainda mais adiantada. Planejados e elaborados bem antes da pandemia da Covid-19, os serviços não cessaram e estão seguindo todas as normas de segurança.

“Nós já estamos na fase final, com 91% da obra concluída. As estações, por exemplo, já estão na fase de acabamento, já com testes dos coletivos. Na parte de passarelas, estamos com dois elevadores sendo instalados e a estrutura está pronta, assim como o entorno da obra conta com urbanização e paisagismo quase concluídos”, adiantou a engenheira fiscal da Seminf, Iglete Acióle.

A obra teve início em abril de 2019 e o andamento da construção segue dentro do prazo. O nome do complexo é uma homenagem ao idealizador da Zona Franca de Manaus.

Texto – Polyana Brelaz / Seminf

Fotos – Nathalie Brasil / Semcom

spot_img