Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Observatur/UEA e Suframa assinam acordo de cooperação técnica na área de Turismo

O acordo prevê a formalização da Suframa à rede e aprovação do Plano de Trabalho 2021-2026.

Para formalizar a participação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) na rede interinstitucional do Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Observatur-UEA), bem como estabelecer um plano de trabalho para os próximos cinco anos, será assinado na próxima quarta-feira (26/05), às 11h, um Acordo de Cooperação Técnica entre Suframa e UEA. As instituições da Rede Observatur e acadêmicos da área de Turismo podem acompanhar a assinatura do acordo pelo Google Meet.

A programação inicia às 9h, com a participação do economista Sérgio Felipe Melo da Silva, mestre e doutorando em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com atuação nas áreas de Desenvolvimento, Macroeconomia e Finanças, que fará uma exposição sobre ‘Os impactos da atividade turística na Matriz Insumo Produto’. A cerimônia de assinatura ocorrerá, às 11h e de forma híbrida, com a presença do reitor da UEA, Cleinaldo Costa, e do superintendente da Suframa, Algacir Polsin. Representantes das instituições que integram a Rede Observatur-UEA, da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT) e acadêmicos da área de Turismo participarão de forma virtual, pela internet.

Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o turismo no Amazonas torna-se cada dia mais importante como alternativa sustentável do ponto de vista social, econômico e ambiental. “Por isso, cresce a demanda de melhor compreender, por meio de dados confiáveis, o funcionamento do turismo e seus impactos socioeconômicos, de modo a fornecer subsídios para impulsionar. Ao instituir a rede institucional do Observatur-UEA a Universidade visa atender essa demanda”, destaca.

O acordo tem por finalidade a conjugação de esforços acadêmicos, técnicos e científicos com vistas a desenvolver uma rede de intercâmbio de informações, integração e articulação entre os membros da rede de instituições públicas e privadas do Observatório do Turismo da UEA (Observatur-UEA). A rede tem como principal função coletar, sistematizar e divulgar boletins, relatórios, estudos, pesquisas e informações de Atividades Características do Turismo (ACTs).

A Suframa vem atuando nos trabalhos de criação da Rede Observatur-UEA desde a criação, em 2017, e agora estará formalizada através do Acordo e aprovação do Plano de Trabalho 2021-2026. Nele, está previsto a colaboração na coleta de dados, elaboração de boletins, relatórios, estudos e pesquisas com a finalidade principal de criar uma base sólida de informações promovendo uma estrutura para o monitoramento sistemático da atividade turística.

Sobre o ObservaTur-UEA – O Observatório de Turismo da UEA está vinculado ao Laboratório de Turismo da Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA). As atividades do ObservaTur-UEA iniciaram em 2017 e está conectado à Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (Rbot).

É formado por professores efetivos da UEA e por discentes com projetos de iniciação científica, extensão e de trabalho de conclusão de curso, que compõem a Rede do Observatur-UEA, juntamente com as seguintes instituições: Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (MANAUSCULT), Empresa Estadual de Turismo no Amazonas (Amazonastur), Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas (SEC), Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI-AM), Federação Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

-publicidade-