As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Oficialização do aniversário do Bairro Lírio do Vale vai à sanção do prefeito

A partir deste ano, o aniversário de fundação do bairro Lírio do Vale, localizado na Zona Oeste de Manaus, celebrado no dia 3 de setembro, passará a constar no calendário oficial da cidade. Hoje, o plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 235/2014, de autoria do vereador Professor Samuel, que institui a referida data no calendário oficial do município. Com a aprovação, o PL nº 235/2014 segue para a sanção do prefeito Arthur Virgilio Neto (PSDB) e a lei passa a vigorar a partir da data de sua publicação.

Para Samuel, a homenagem ao bairro é justa, por fazer um resgate histórico da localidade, cuja trajetória destaca o parlamentar se confunde com a vida dos moradores do lugar. “Há mais de dez anos, os mais de 20 mil moradores do Lírio do vale lutam para oficializar a data de aniversário do bairro. Entendemos que esse tipo de iniciativa resgata a história e dignidade das famílias que vivem no local”, explicou.

Samuel lembrou que a trajetória do bairro se confunde com a vida dos moradores, a maioria interioranos e nordestinos que com o advento da Zona Franca vieram para Manaus, em busca de melhoria de vida na década de 1970. “Historiadores amazonenses defendem que no dia 3 de setembro de 1978, o então governador do Amazonas, Henoch Reis, determinou que o órgão responsável pela habitação no Estado loteasse as terras e cedesse os títulos para construção de casas naquela área”, explicou o parlamentar.

De acordo com ele, o historiador Gaitano Antonaccio, autor do livro “Bairros de Manaus”, afirma que o bairro foi construído em um grande roçado, dando a paisagem de um bosque ou sítio, com muitas flores entre lírios, margaridas e jasmins. O cenário deu origem ao nome Lírio do Vale.

Conforme a obra de Antonaccio, a palavra Vale surgiu em decorrência da formação geográfica da região, com elevações e declives, coberto por áreas verdejantes. “Com um nome que une a poética das flores e a realidade dos altos e baixos, o bairro Lírio do Vale é o cenário da história de vida de gente trabalhadora em busca de oportunidades na Zona Franca”, completou o professor.

Segundo estimativas do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Lírio do Vale é de 21.534 habitantes. Localizado na Zona Oeste da capital, o bairro faz limite com os bairros de Santo Agostinho, Nova Esperança, Planalto, Ponta Negra e Tarumã.

você pode gostar também