Oficinas de reaproveitamento e palestras gratuitas integram a Mostra de Responsabilidade Social neste sábado (22)

HB4116

Oficinas de reaproveitamento de tecido e papelão, bem como palestras sobre adaptação de ambientes para a terceira idade integram a Mostra de Responsabilidade Social 2018. A programação que acontece neste sábado, 22/09, das 8h às 12h, traz mais de 14 atividades gratuitas a toda população como atendimento clínico e jurídico e ações sociais, na faculdade Martha Falcão Wyden (Rua Natal, nº 300, Adrianópolis).

Alunos dos cursos de Design e Design de Interiores ensinarão a comunidade acadêmica e externa a fazer acessórios com retalhos e sobras de tecido e a produzir luminárias à base de papelão. Para participar, basta se inscrever na hora do evento, conforme a disponibilidade de vagas. Não há necessidade de trazer material para participar.

Ainda como forma de motivar a educação e atenção com os cuidados para a melhor idade, alunos e professores realizarão seis mini-palestras voltados ao Ergodesign, adaptação de ambientes às necessidades humanas. “Princípio do desenho universal orientado para a Melhor Idade”, “Acessibilidade nos espaços comerciais na cidade de Manaus”, “Projeto de cozinha orientado para a melhor idade”, são alguns dos temas que serão trabalhados no período de 8h às 11h.

De acordo com a professora Mirella Sousa Vieira, a faculdade também será ponto de coleta de resíduos tecnológicos como monitores, televisores, baterias, tonners, cartuchos, bem como eletrodomésticos em geral, durante a última semana do mês de Setembro e todo o mês de Outubro. “Haverá uma sensibilização para a conscientização da comunidade acadêmica e população em geral, para o descarte correto de resíduos desse tipo, com a distribuição de panfletos e explicações sobre os danos causados, muitas vezes, pela falta de informação”, explicou a professora. A ação é feita em parceria com a empresa Descarte Correto.

Serviços

Serviços gratuitos como corte de cabelo; aferição de pressão arterial, análise postural, medição de glicemia e de bioimpedância (porcentagem de gordura corporal); atendimento clínico geral; além de atendimento e orientação jurídica nas áreas Cível, Trabalhista, Penal, Tributária e Direito do Consumidor serão ofertados pelos alunos e professores da instituição em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas (Senac-AM), Laboratório Sabin e Fundação Hospitalar de Hematologia e Homoterapia do Estado do Amazonas(Hemoam).

Nesta quinta-feira, 20/09, foi realizada a coleta de sangue junto à comunidade acadêmica com o total de mais de 50 bolsas de sangue. A ação teve de ser antecipada por conta da programação do Hemoam para o fim de semana, em atendimento à Região Metropolitana de Manaus. O serviço de emissão de segunda via de carteira de identidade foi cancelado por ocasião do período eleitoral que proíbe ações fora do âmbito da Secretaria de Segurança Pública.

Confira a programação completa em http://bit.ly/mostraresponsabilidade2018

22/09

8h às 12h – Teste de bioimpedância

8h às 12h – Análise Postural

8h às 12h – Corte de Cabelo (masculino e feminino)

8h às 12h – Doação de sangue

8h às 12h – Medição de glicemia

8h às 12h – Aferição de pressão arterial

8h às 12h – Sessão de fotos com idosos

8h às 12h – Atividades de literatura infantil

9h às 11h – Café da manhã com bingo com idosos da Fundação Dr. Thomas e Lar São Vicente de Paula

9h às 11h – Doação de kits para idosos

9h às 11h – Atendimento clínico geral

9h às 11h – Ciclo de Palestras para alunos da rede estadual

9h às 11h – Atendimento jurídico (cível, penal, tributário, trabalhista, consumidor e família)

Palestras

8h30 – “Desenho Universal: prevenções para os perigos existentes nos espaços residenciais”

9h – “Princípios de desenho universal para projeto orientado a melhor idade”

9h30 – “Acessibilidade em espaços comerciais na cidade de Manaus: um estudo de caso”

10h – “Domótica: um novo caminho para a melhoria da qualidade de vida na melhor idade”

10h30 – “Dicas para a adaptação de espaços e objetos à melhor idade”

11h – “O projeto de cozinha orientado à melhor idade”