As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

OGE divulga serviços para o cidadão

A Ouvidoria Geral do Estado iniciou nesta semana a primeira etapa do programa “Conheça a OGE”. A ação acontece em duas fases com o intuito de divulgar os serviços e a função da ouvidoria estadual. As atividades consistem em apresentação de palestras explicativas realizadas pelos servidores da ouvidoria em todos os postos do Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) da capital.

Nesta semana, as visitas aconteceram nos postos dos bairros São José, na zona leste, e Educandos, na zona sul. O cronograma segue até o mês de fevereiro com visitas a todos os PACs.

O movimento conta com a atuação dos servidores de todos os setores da ouvidoria: a Rede Amazonense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-AM), o Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) e o Departamento de Pesquisa e Estatística (Depes).
Durante as explanações os servidores apresentam ao cidadão a função da secretaria quanto à defesa e à garantia dos direitos do cidadão em relação aos serviços públicos.

O cidadão conhece ainda todos os serviços disponibilizados pela OGE como a emissão de CPF, acesso a um sistema composto por mais de 30 ouvidorias integradas – Rede Ouvir-AM, programa Documentos Perdidos e Achados, e acesso à solicitação de informações públicas por meio do e-SIC.

Informação ao cidadão – De acordo com a ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, a mobilização tem como proposta disseminar os serviços prestados pela ouvidoria estadual e ainda informar ao cidadão que ele pode ter acesso à secretaria em qualquer posto descentralizado da OGE, instalado em todos os PACs da capital.

Segunda etapa – Após as visitas a todos os PACs da capital, o programa iniciará a segunda fase com abordagens às secretarias estaduais. A meta é informar aos servidores qual a função da Ouvidoria. Os colaboradores assistirão a palestras, participarão de dinâmicas e debates rápidos sobre assuntos relacionados ao atendimento e ao serviço público. As atividades terão duração máxima de 45 minutos.

Os trabalhos estão previstos para acontecer, inicialmente, na Casa Civil, na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na Secretaria de Estado da Saúde (Susam), na Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e na Secretaria de Estado da Fazenda(Sefaz). As visitas devem acontecer a partir de abril deste ano.