24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica está com inscrições abertas

Competição incentiva alunos da rede pública de todo o país a se engajarem em questões ligadas à ciência e tecnologia

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) prorrogou as inscrições até o dia 31 de março no endereço eletrônico http://www.oba.org.br/ para as escolas que queiram participar do evento.

O mesmo prazo foi ampliado para a Mostra Brasileira de Foguete (MobFog). As premiações variam de medalhas, reconhecimento nacional à inserção em eventos internacionais.

Em sua 22ª edição, a OBA será realizada dia 17 (sexta-feira) de maio, no horário mais conveniente para cada escola. A Olimpíada têm quatro diferentes níveis, conforme os anos nos quais os alunos estão estudando.

No Amazonas, as instituições da rede pública participam da OBA desde 2008, tendo contado com 3.616 estudantes inscritos no ano passado, entre capital e interior.

Oportunidades interdisciplinares – Para o coordenador institucional das olimpíadas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), Rafael Ferreira, a participação de estudantes e educadores proporciona oportunidades interdisciplinares, tanto para alunos quanto para professores.

“O envolvimento estudantil em olimpíadas Educacionais e científicas proporciona oportunidades de descobrir mais sobre as Ciências, as Tecnologias e diferentes formas de aprender, servindo de estímulo para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem”, assinalou Ferreira.

Certificados – O coordenador ressaltou que as premiações também são incentivadoras: além de medalhas aos três alunos de melhores notas, todos os estudantes que participaram ganham Certificados (com seus nomes grafados), assim como a Escola; e, dependendo de seu desempenho, os melhores colocados poderão competir em etapas regionais, nacionais e internacionais.

Jornada Espacial – Os alunos que se destacarem nas questões de Astrofísica terão uma oportunidade única: participar da Jornada Espacial. A semana de atividades ocorre anualmente em São José dos Campos, para cerca de 60 alunos de Ensino Médio selecionados em todo País. Também o professor representante da OBA nas escolas será convidado.

Olimpíadas Internacionais – Todos os alunos do nível 3, ou sejam regularmente matriculados no 9º ano, com notas maiores ou iguais a 9 e todos os alunos do ensino médio (nível 4), com notas maiores ou igual a 7, nascidos depois de 31 de dezembro de 2000, serão automaticamente convidados para participarem do processo de seleção das equipes internacionais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui