27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Olimpíadas dos Tribunais de Contas inicia nesta terça no Amazonas

Foi dada a largada para as Olimpiadas dos Tribunais de Contas do Brasil (OTC) que neste ano será a OTC Verde porque tem como sede o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).

Na noite dessa segunda-feira (14), as 28 delegações dos TCEs de todo o Brasil, além de uma do Uruguai participaram da solenidade de abertura dos jogos, realizada no Centro de Convenções Vasco Vasquez, em Manaus.

Mais de mil servidores públicos devem participar dos jogos – que iniciam nesta terça-feira (16) – e cerca de mil pessoas acompanharão as ações que seguem até o próximo sábado (19).

“Reafirmo o compromisso do Tribunal de Contas do Amazonas com a fiscalização dos gastos públicos, mas sem esquecer jamais do bem-estar dos nossos servidores, motivo pelo qual apoiamos com muito orgulho a prática de atividades desportivas. Espero que todos possam apreciar as belezas do Amazonas e possam levar para suas localidades a necessidade de proteção da Amazônia”, disse a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos.

O vice-presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello, deu as boas-vindas aos servidores dos TCs de todo país em nome da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

“Manaus abre seus extensos braços para receber, com toda hospitalidade que caracteriza o seu povo, esta edição das Olimpíadas dos Tribunais de Contas. É preciso enxergar o esporte em suas múltiplas faces. Uma delas salienta a força do trabalho coletivo. Imperioso extrair do esporte todas as lições que ele é capaz de oferecer. São experiências que reforçam o espírito de coesão, o trabalho em equipe, a necessidade de cautela, atenção e treinamento, elementos essenciais no controle da gestão pública”, disse o conselheiro Mario de Mello.

Os jogos acontecem no Estádio da Colina, na Arena da Amazônia, na Arena Amadeu Teixeira, nas quadras da Ponta Negra, entre outras localidades. Entre as 24 modalidades que serão disputadas estão futebol, voleibol, tênis, corrida, pesca esportiva, basquete, natação, bocha, boliche, dama, dominó, futevôlei, pebolim, truco, sinuca e xadrez.

“A partir da abertura é dada a largada para os jogos. Serão mais de mil atletas disputando em diversas modalidades, mas além disso, são servidores dos Tribunais de Contas confraternizando e celebrando as ações dos Tribunais”, afirmou o presidente da Associação Nacional dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Anostc), Evandro Arruda.

Vários dos espaços cedidos para os jogos, como a Arena da Amazônia e a Vila Olímpica, foram liberados por meio de parceria entre o TCE-AM, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus.

Participaram da solenidade de abertura diversas autoridades, entre elas o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, o conselheiro Julio Pinheiro e o auditor Luiz Mendes, ambos do TCE-AM, além do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Barroso.

Cronograma

O cronograma de jogos está disponível no site do TCE-AM (www.tce.am.gov.br). O início dos jogos será na Vila Olímpica, com as competições de atletismo a partir das 7h. Às 8h, o futebol society masculino inicia a disputa entre o time do TCE-AM e do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC-DF), no Estádio da Colina, enquanto o time de vôlei masculino do TCE de Pernambuco enfrenta o Tribunal de Contas do Rio Grande de Sul (TCE-RS) no Ginásio Renê Monteiro.

As campeãs de futsal feminino das Olimpíadas dos Tribunais de Contas do Mercosul 2018, pertencente ao TCE-AM, também jogarão na terça (15), abrindo os jogos da modalidade. Elas disputarão a partida inicial contra a equipe do TCE-RS, a partir das 8h, na Arena Amadeu Teixeira. Outras modalidades, como beach tênis, dominó e futevôlei estão previstas para iniciar no dia 15, conforme a programação.

Texto: Camila Carvalho

Foto: divulgação

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui