24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Olimpíadas expõem novamente Amazonas na vitrine mundial, afirma governador José Melo durante recepção da Tocha Olímpica em Manaus

Dois anos depois de receber a Copa do Mundo, Manaus volta aos holofotes do mundo esportivo com as Olimpíadas Rio 2016. Palco de seis jogos do torneio olímpico de futebol, a capital amazonense começou a vivenciar o espírito olímpico neste domingo, 19 de junho, com a chegada da Tocha Olímpica. O governador do Estado, José Melo, recepcionou o fogo que simboliza a união entre os povos em sua chegada a Arena da Amazônia.

Um dos símbolos mais importantes das Olimpíadas, a tocha iniciou pela capital o trajeto que será percorrido no Estado até esta segunda-feira, incluindo no roteiro passagens por Presidente Figueiredo e Iranduba.Uma grande estrutura foi montada para receber a Tocha Olímpica. Ela desembarcou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, por volta das 8h30 fazendo percurso do revezamento pelas avenidas Santos Dumont e Torquato Tapajós até chegar na Arena da Amazônia, onde houve a primeira celebração, sob a coordenação do Comitê Organizador Manaus 2016 e da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Ao lado da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira, do vice-governador do Estado, Henrique Oliveira, José Melo participou da festa e cumprimentou estudantes, atletas e autoridades.

“O espírito olímpico chega em um bom momento. Olimpíadas é um momento de superação, e todos nós brasileiros estamos precisando desse exemplo hoje e contribuir para o Brasil superar as dificuldades. O Amazonas vai dar mais uma vez um bom exemplo, como demos com a Copa do Mundo, onde fomos um dos Estados com melhor performance”, destacou o governador do Amazonas.

Para os seis jogos (quatro masculino e dois femininos) do torneio de futebol, a expectativa é por um público de cerca de 120 mil pessoas na Arena da Amazônia. Momento que deve atrair turistas do Brasil e do exterior. Segundo José Melo, Amazonas volta à vitrine internacional com as Olimpíadas e se consolida como destino de grandes eventos esportivos.

“A Copa já deu visibilidade. Lá fora, as pessoas viam a Amazônia como um todo, mas agora descobriram que no Brasil tem uma virgem que é o Estado do Amazonas, com 97% de preservação do meio ambiente. Mais uma vez isso vai ser exposto ao mundo, que poderá conhecer esse povo, essa região e esse pedaço encantador do Brasil”, disse.

Antes da chegada da Tocha Olímpica ao campo da Arena da Amazônia, paraquedistas do Exército Brasileiro deram um show nos ares abrindo caminho para o fogo olímpico. A aluna Rafaela Sales, 17 anos, está entre os dois mil estudantes da rede pública selecionados para acompanhar o evento. Entusiasmo e emoção por ver mais de perto a grande festa que a chama vem gerando por onde passa no Brasil. “Eu estou muito feliz. Venho acompanhando tudo no SnapChat, nos outros locais do Brasil, e agora estou podendo estar aqui do lado, vendo bem de perto”, comemorou.

A tocha chegou a Arena nas mãos do professor Valmir Alencar, ex-presidente da Federação Amazonense de Handebol e um dos ícones do esporte no Amazonas. Do estádio, ela seguiu para o Centro Histórico. O Coordenador Estadual do Comitê Manaus 2016, Mário Aufiero, disse que a capital do Amazonas está com cronograma em dias e já se prepara para a festa que será montada para os seis jogos de futebol das Olimpíadas, em agosto, e que devem atrair um público de mais de 120 mil pessoas.

“O espírito olímpico se insere no coração do nosso povo, começando pela cidade de Manaus, onde já nas primeiras horas da manhã, sentimos a vibração da chegada. Estamos na reta final, com 90% do planejamento concluído. Até 17 de junho vamos entregar todas as estruturas temporárias e acessórias, cumprindo nosso cronograma para receber os seis jogos olímpicos de futebol”, afirmou.

Ainda neste domingo, a chama percorrerá o centro histórico de Manaus e pontos turísticos como a Ponte Rio Negro e a Ponta Negra. O percurso inclui também passagem pela cidade flutuante do Catalão, passando pelas comunidades ribeirinhas e Canoas Caboclas, e cruzando o Encontro das Águas. Na segunda-feira, 20 de junho, a chama das Olímpiadas estende o passeio no território amazonense e vai até alguns dos principais pontos turísticos do Estado, indo até os municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo, localizados na Região Metropolitana de Manaus – a 19 e 105 km da capital, respectivamente.

Operação “Tocha Olímpica” acontece com tranquilidade e sem registros de ocorrências

A operação “Tocha Olímpica” iniciada na manhã deste domingo, 19 de junho, com chegada da chama olímpica no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste, acontece até o momento com tranquilidade e sem registros de ocorrências inesperadas nos quatro percursos já realizados.

Cerca de 40 órgãos das esferas estaduais, federais e municipais estão participando da operação de revezamento da chama olímpica, que conta com ações de segurança em via terrestre, aérea e fluvial. Dentre os órgãos, estão atuando diretamente a Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Corpo de Bombeiro, Departamento de Polícia Técnico-Cientifica, além de instituições de Defesa, Inteligência, Mobilidade, Fiscalização, Saúde e outros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, até o momento tudo ocorreu conforme o que foi planejado e treinado. “Toda a estratégia que foi planejada para ser aplicada durante essa operação está funcionando”, frisou.

]O secretário-executivo-adjunto de Planejamento e Gestão Integrada, coronel Dan Câmara, ressalta que a integração dos órgãos envolvidos na operação é o diferencial para que as ações de segurança. “A presença dos órgãos no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) deixa claro o nível de excelência em que nós encontramos” diz.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui