24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Oncologistas da FCecon participam de manual nacional sobre câncer ginecológico

As oncologistas clínicas da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Gilmara Resende e Poliana Signorini, participam de um manual nacional sobre tumores ginecológicos. O material é destinado aos médicos de todo o Brasil, com intuito de orientar sobre prevenção e tratamento de cânceres do trato ginecológico, como o câncer de colo do útero.

O manual foi elaborado por médicos do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), formado por oncologistas, cirurgiões, patologistas, radioterapeutas e ginecologistas do país. Gilmara e Poliana fazem parte do grupo, que busca promover o controle do câncer ginecológico por meio da educação e pesquisa em prevenção, tratamento e suporte ao paciente.

Gilmara Resende, que também é médica do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), participa do manual com o capítulo sobre “Câncer do ovário epitelial: recidiva platino resistente”. O material aborda pontos do retorno do tumor e os tratamentos utilizados para os casos, como quimioterapia e cirurgia.

Já a médica oncologista e gerente do serviço de Oncologia Clínica da FCecon, Poliana Signorini, aborda no manual o tema “Imunoterapia em tumores ginecológicos”, tratando sobre o papel da imunoterapia na prática oncológica, dados clínicos deste tipo de tratamento de tumores ginecológicos e perspectivas futuras para este tipo de tumor.

Orientação – O manual é voltado a médicos especialistas em tumores ginecológicos e também aqueles que não são especialistas na área, como uma ferramenta de aprendizado para um melhor manejo destes tumores.

“O objetivo do manual de tumores ginecológicos é promover a educação médica de melhor qualidade, para tentar diminuir o número de câncer ginecológico na nossa região, que é bastante prevalente em relação ao colo do útero, e prestar melhor assistência a essas pacientes que sofrem de tumores ginecológicos”, afirma a oncologista Gilmara Resende.

Câncer ginecológico – Os tumores ginecológicos compreendem as neoplasias malignas que acometem o colo do útero, endométrio, vagina, vulva e ovário. A Fundação Cecon oferece tratamento para os diversos tipos de câncer, com cirurgia, quimioterapia e radioterapia, a depender do tipo e estágio da doença.

FOTO: Laís Pompeu/FCecon

spot_img