As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

ONU realiza simulado neste fim de semana em Manaus

Discutir a questão dos refugiados com o Conselho de Ministros da União Europeia e a crise dos mísseis (1962) com o Conselho de Segurança das Nações Unidas. Estas são as pautas do Simulado da ONU, competição de nível mundial que simula o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) entre alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. Em Manaus, a atividade acontece nos dias 20 e 21 de maio, na faculdade DeVry Martha Falcão.

Com cerimônia de abertura marcada para às 8h30, o simulado será composto por diversas sessões que obedecem aos ritos da reunião da ONU. No primeiro dia, o encerramento conta com atividades culturais que representarão os países que compõem a organização internacional.

Na simulação, cada estudante inscrito desempenhará o papel do representante de um membro do Conselho de Segurança e do Conselho de Ministros, representando o posicionamento de um dos países que integram a Organização das Nações Unidas.

Etiqueta, capacidade de negociar, oratória e diplomacia são critérios que serão avaliados pela representante da InterBrasil na Região Norte, Giovanna Sousa. A entidade é responsável pela aplicação e coordenação dos simulados nas capitais brasileiras. “Os alunos que se inscreveram já trabalharam, ao longo de um ano, temáticas que disponibilizamos aos grupos formados nas escolas que participam do projeto. Eles mesmos se organizam, o que já um exercício diplomático, e enviam relatórios das atividades a cada 15 dias”, explica Giovanna, que também já participou de duas edições e chegou a ficar em segundo lugar nacional.

O aluno com melhor desempenho será selecionados para representar o Amazonas na final nacional, que será realizada em Brasília, e receberá cerca de 100 alunos, dentre os quatro mil participantes em todo o país. O melhor colocado ganhará uma viagem para participar da simulação da ONU na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Este ano, o Simulado da ONU acontece nas Instituições de Ensino Superior que compõem o Grupo DeVry Brasil. De acordo com a diretora da faculdade DeVry Martha Falcão, em Manaus, Helena Lima, essa iniciativa vem ao encontro dos valores do grupo, como a vivência de uma experiência internacional e o estímulo à proposição de soluções para melhorar a sociedade. “Nessa ocasião de descoberta da vocação profissional é importante para os jovens ter base para decisão e o grupo DeVry trabalha junto às Escolas de Ensino Médio, públicas e privadas, auxiliando a melhoria do ensino e de experiências inovadoras que possam despertar um melhor aluno para a faculdade”, explicou a diretora.