24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Operação Acolhida – Faar e Exército firmam parceria para uso da Vila Olímpica como alojamento

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar), firmou uma parceria com o Exército Brasileiro para a utilização das dependências do hotel da Vila Olímpica de Manaus como novo posto provisório de Alojamento de Trânsito Manaus (ATM), da Operação Acolhida, que tem como objetivo dar suporte e abrigo a refugiados venezuelanos na cidade.

A parceria foi formalizada nesta quarta-feira (13/05) em evento realizado na própria Vila Olímpica, localizada na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, onde estiveram reunidos o diretor-presidente da Faar, Jorge Elias Costa, e o coordenador adjunto da Operação Acolhida, coronel Alei.

De acordo com Jorge Elias Costa, o vínculo solidário entre a pasta e os gestores da operação se fez necessário após o Posto de Interiorização e Triagem (PTRIG) e o ATM, situados na avenida Torquato Tapajós, terem sido gravemente danificados em decorrência da forte chuva que assolou a capital amazonense no último dia 3 de maio, deixando dezenas de imigrantes desabrigados.

“Nós recebemos o coronel Alei no dia seguinte, e ele nos solicitou um prazo para que eles pudessem finalizar a obra de reconstrução. Automaticamente liguei para o nosso governador, e ele autorizou por mais 60 dias ou o tempo que for necessário para que se reconstrua o abrigo da Torquato Tapajós”, explicou o diretor-presidente da Faar.

Alojamento – O abrigo provisório conta com acomodações para cem refugiados venezuelanos. Desde a data do incidente, já passaram pelo local 197 imigrantes, que contam com suporte do Governo do Estado; da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR); da Organização Internacional para Migrações (OIM); da Federação Fraternidade Humanitária Internacional (FFHI),parceira do ACNUR; do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no atendimento básico de saúde e assistência social.

Para ter acesso ao abrigo, é necessário que os interessados se dirijam ao Posto de Interiorização e Triagem que voltou ao funcionamento nesta terça-feira (11/05) na avenida Mário Ypiranga, 3.280, ao lado do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O horário de atendimento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h.

“É um trabalho conjunto entre Forças Armadas, agências da ONU, Ministério da Cidadania, mas no intuito de verificar quem tem interesse. É um programa voluntário, (é necessário) documentação adequada, vacinas e que se esteja seguro, sem coronavírus, também para ter a segurança de viajar para outros estados e ser recepcionado por governos globais, no Brasil inteiro”, explicou a oficial de campo da ACNUR, Catalina Sampaio.

FOTO: Arthur Castro/Secom

spot_img