24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Operação Catraca reduz em 36% número de ocorrências em ônibus

As ações de patrulhamento ostensivo durante a Operação Catraca, deflagrada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) para diminuir o índice de crimes no sistema de transporte coletivo, reduziram em 36% o número de ocorrências aos ônibus em Manaus de janeiro a março deste ano.

Nesse período, durante a operação, foram registrados 40 flagrantes e apreendidos, entre outros, sete armas de fogo, quatro armas brancas, 13 munições e 130 porções de entorpecentes.

Até março, foram registradas 488 ocorrências nos ônibus da capital. No mesmo período do ano passado, foram 771 registros. A queda reflete o resultado efetivo da nova política de Segurança Pública do Governo do Amazonas, determinada pelo secretário de segurança, coronel Louismar Bonates.

Março foi o terceiro mês seguido de queda no número de roubos. Somente no mês, foram registradas 173 ocorrências, uma queda de 29,1% em relação a março de 2018, quando foram registradas 244 ocorrências em ônibus.

Um dos diferenciais da Operação Catraca é a abordagem em todos os veículos (carros, mototaxistas e ônibus), incluindo os especiais, entre eles micro-ônibus, destinados às rotas para as empresas do Distrito Industrial, a não utilização de cones que indiquem a realização da operação e policiais descaracterizados dentro dos veículos do sistema de transporte público.

“Conseguimos reduzir o número de incidência de ataques em coletivos. É uma redução muito importante. Estamos trabalhando com a inteligência e com homens infiltrados dentro dos ônibus para que a Operação aumente a sua capacidade e que nós possamos reduzir, ainda mais, essa incidência. A população pode ficar despreocupada que nós estamos trabalhando e a Operação Catraca deve continuar”, garantiu o comandante-geral da PMAM, coronel Ayrton Norte.

*Balanço* – De janeiro a abril deste ano, 78.148 pessoas foram abordadas por policiais militares no âmbito da Operação Catraca, em Manaus. Os dados são do Centro de Comunicações Operacionais da Polícia Militar (Cecopom).

As abordagens foram realizadas em cerca de 16 mil veículos, sendo 14,4 mil carros particulares e 1,5 mil táxis; cerca de 8,3 mil motos e 2,1 mil mototáxis; além de 271 veículos de transporte coletivo, sendo 361 veículos de rotas para empresas, 353 micro-ônibus e mais de 2 mil ônibus do sistema de transporte público.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui