27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Operação combate descarte irregular de resíduos em Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), deflagrou nesta sexta-feira (5/4) a operação Classe 1, que visa combater o descarte irregular de resíduos domésticos e industriais no Amazonas. Na ação, fiscais flagraram o descarte irregular em um terreno localizado no Ramal do Bartolomeu, no Puraquequara, zona leste de Manaus. A operação contou com o apoio dos policiais militares da 28ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).

De acordo com o chefe da Gerência de Fiscalização do Ipaam, Hermógenes Rabelo, um caminhão que estava no terreno foi apreendido e levado para a sede do órgão, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.280, Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.

“A empresa responsável pelo caminhão será investigada para averiguar se possui licença para fazer transporte deste tipo de material, e, mesmo que tenha licença, ainda assim será multada por descartar resíduos em locais inapropriados, o que é um crime danoso contra o meio ambiente”, informou Hermógenes.

A equipe técnica do Ipaam está trabalhando para determinar os tipos de resíduos que foram descartados no local. “Tanto o proprietário do terreno quanto do caminhão foram identificados e todos os procedimentos administrativos serão tomados para responderem pela ação. A operação Classe 1 não vai parar até identificar todas as empresas que geram esse tipo de resíduo e descartam de maneira irregular. Nós vamos identificar e coibir esse tipo de crime contra o meio ambiente”, disse o chefe de Fiscalização do Instituto.

Quelônios – Além do descarte irregular de resíduos, fiscais da Gerência de Fiscalização (GEFA) do Ipaam apreenderam seis jabutis que estavam dentro do caminhão. Técnicos da Gerência de Fauna do Ipaam foram acionados para dar a destinação adequada aos quelônios.

FOTO: Ricardo Oliveira / Ipaam

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui