24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Operação combate mercado de receptação de celulares e desmanche de veículos em Manaus

Duas grandes operações foram deflagradas na manhã desta sexta-feira (29/11) pelas Polícias Civil e Militar, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), em Manaus. O objetivo foi sufocar o mercado de receptação de celular e desmanche de veículos com restrição de roubo e furto. Quatro pessoas foram presas nos bairros da Cachoerinha, zona sul, e Novo Aleixo, zona norte, envolvidas em crimes de receptação de celular, clonagem de veículo e posse ilegal de arma de fogo.

Focada no combate à receptação de celular roubado, a operação Off-line III fiscalizou pontos comerciais do bairro Novo Aleixo, alvos de denúncia. Em outra ponta, equipes policiais fiscalizavam oficinas denunciadas por desmanche de veículos, também na zona norte.

Como parte da operação, equipes da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv) prenderam um homem responsável por exportar veículos de luxo clonados. Luis Fernando Moraes, 31, foi preso em cumprimento a um mandado judicial após as investigações descobriram que ele recebia, em Manaus, automóveis clonados em Estados do Sul e os remetia a outros países. Um veículo, avaliado em R$ 170 mil, foi recuperado.

Resultado de investigações policiais e denúncias, as operações para coibir os roubos e furtos de veículos e telefones celulares visam inibir o roubo, sufocando o mercado de receptação, que alimenta os crimes na ponta. Dezenas de oficinas mecânicas de conserto de veículos e de revenda de celulares foram abordadas.

Ao todo, foram coletados para verificação 157 telefones celulares. Outros seis aparelhos foram apreendidos e, por possuírem restrição de roubo identificada através do IMEI, resultaram em duas prisões em flagrante por receptação.

Ainda durante a operação, equipes policiais prenderam um homem identificado como Romário Alves dos Santos portando por um revólver calibre 38, com numeração suprimida e cinco munições intactas. A prisão em cumprimento a um mandado judicial de busca e apreensão ocorreu na rua Nova Olinda, no Novo Aleixo.

Operação Off-line – Esta foi a terceira edição da operação Off-line com abordagens a zonas comerciais denunciadas como pontos de venda de celulares provenientes de roubo. A ação é complementar ao trabalho de combate aos roubos nos ônibus do transporte coletivo.

Em duas edições anteriores da Off-line, ocorridas no Centro e no Mutirão, cerca de 1,2 mil telefones sem documentação fiscal de propriedade foram apreendidos.

FOTO: Erlon Rodrigues / PC-AM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui