Coari, AM – Uma operação da Polícia Militar do Amazonas, com o auxílio da cadela policial Havana, resultou na apreensão de aproximadamente 20 quilos de drogas, incluindo cocaína e pasta-base de cocaína. A interceptação aconteceu na manhã de segunda-feira (16/10), durante uma inspeção à embarcação Maria Monteiro, que estava a caminho de Manaus e foi abordada em Coari, situada a 363 quilômetros da capital.
Surpreendentemente, uma parte significativa da droga estava escondida dentro de uma esteira ergométrica, que foi enviada como encomenda. A embarcação tinha partido de Tabatinga, localizada a 1.108 quilômetros de Manaus. A presença de entorpecentes no equipamento de ginástica foi detectada graças à cadela Havana, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães). No total, a esteira continha 17,5 kg de cloridrato de cocaína.
Durante a mesma operação, Havana sinalizou a presença de drogas em uma lixeira, onde os oficiais descobriram mais 2,2 kg de pasta-base de cocaína escondidos em sacos de lixo.
Esta apreensão representa um golpe significativo para o crime organizado na região, com a polícia estimando uma perda financeira de mais de R$ 1,5 milhão para os traficantes. As investigações ainda estão em andamento, com a droga e a esteira ergométrica sendo encaminhadas para a polícia judiciária.