Cerca de 7 mil servidores de órgãos estaduais e municipais participam da operação de segurança neste período do Carnaval 2015. Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
A Operação Carnaval 2015 conta com ações integradas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corregedoria-Geral, Manaustrans e secretarias municipais. O maior efetivo será empregado nos eventos realizados no Centro de Convenções, Sambódromo, como o Desfile das Escolas de Samba.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, desde o início da programação do Carnaval 2015, os eventos contam com monitoramento em tempo real no CICC, garantindo a tranquilidade dos frequentadores. Até esta sexta-feira, nenhuma ocorrência grave havia sido registrada nesses locais.

Ele destaca que o objetivo da operação integrada é garantir que a população tenha um carnaval seguro em todas as áreas. “A Polícia Militar estará nas ruas em todos os grandes eventos atuando no policiamento ostensivo. Mas é importante destacar que a população pode fazer sua parte, principalmente, na questão do trânsito, respeitando a Lei Seca”, disse.

A operação Carnaval 2015 começou nesta quinta, dia 12, e vai até a quarta- feira de cinzas, dia 18. Além dos desfiles das Escolas de samba, também fazem parte do planejamento integrado, o Carnaboi, o Bloco das Piranhas, e principais bandas de ruas.
Polícia Militar– Cerca de 5 mil policiais militares estarão nas ruas fazendo policiamento, nas Bandas e Blocos Carnavalescos, Desfile dos Grupos de Carnaval, Carnaboi e nos locais de movimentação de pessoas como os terminais de ônibus. Serão montados postos de verificação de veículos em todas as áreas de acesso a esses locais. Nas cidades ícones do turismo do Amazonas como Parintins, Itacoatiara, Maués e demais estabelecidas em pontos estratégicos como Coari e Tefé assim como as da região de fronteira como Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, o policiamento seguirá o mesmo padrão estabelecido pelo Plano de Articulação de Segurança, montado pela PMAM e apresentado no lançamento da Operação.

Polícia Civil- Durante o período de apresentações no Sambódromo, o serviço nas delegacias especializadas e nos 30 Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da cidade funcionará normalmente, das 8h00 às 18h00. Ao todo, 113 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores lotados na capital atuarão nos respectivos plantões, reforçando o atendimento de eventuais demandas durante as festas. Integrantes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também farão parte do efetivo, bem como servidores dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML).

Detran-AM- O Departamento Estadual de Trânsito (Detran- AM) atuará em plantões de 24 horas, fiscalizando principalmente os crimes de trânsito por meio do cumprimento da Lei Seca. Além disso, o Detran vai distribuir 20 mil mini-bafômetros e juntamente com a Associação dos Condutores de Ambulância do Amazonas, estará realizando o Disque-pileque. Os socorristas receberão o chamado pelo telefone 3642-6708.

Corpo de Bombeiros- O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas terá ação principal nas imediações e dentro do Centro de Convenções, o Sambódromo. Serão 150 homens distribuídos na área que contarão com o apoio de três viaturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here