Operação em todo o Amazonas recupera 31 veículos roubados e apreende 12 armas de fogo

As forças de segurança pública realizaram operação integrada durante final de semana em todo o Amazonas. Ações reforçadas da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, determinadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), resultaram na recuperação de 31 veículos com restrição de roubo e furto, a prisão de 38 infratores em flagrante e apreensão de seis menores de idade. Além disso, houve a apreensão de 12 armas de fogo e 36 armas brancas. Os dados são do Centro de Comunicações Operacionais da Polícia Militar (CECOPOM) e foram divulgados nesta segunda-feira (17/09).

A operação integrada teve a coordenação do secretário de Segurança, Coronel Anézio Paiva, e do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Cláudio Silva, com acompanhamento da secretária executiva de segurança, delegada Juliana Tuma, e do secretário executivo de operações, delegado Guilherme Torres. A ação está articulada às metas do programa GuardiAM 24 horas, que tem o comando do secretário extraordinário, Coronel Walter Cruz.

“Tivemos mais de 35 mil abordagens na capital e interior, tanto por parte da Polícia Militar, quanto Civil. E tivemos redução nos índices de criminalidade, da ordem de 19%, e um aumento de produtividade de 7%. Isso é um trabalho em conjunto das forças de segurança. A produtividade aumentou e a polícia está na rua. Foram quase 400 visitas comunitárias da Polícia Militar só neste período”, frisou o secretário de Segurança.

Conforme os indicadores, da madrugada de sexta-feira (14/09) até a madrugada desta segunda-feira (17/09), as ações policiais apreenderam 36 armas branca, 12 armas de fogo, 81 munições e 602 trouxinhas de entorpecente. Foram presos 38 infratores em flagrante e registrados outros 20 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

O Comandante-geral da PM, coronel Cláudio Silva, destacou os resultados da operação e disse que, em breve, o Comando da corporação vai disponibilizar uma linha direta para que a população faça denúncias. “É muito importante darmos resposta cada vez mais rápida. Neste final de semana, fizemos uma ação na capital, o Amazonas Seguro, e no interior o Sentinelas do Amazonas. São duas operações com várias ações, como saturação, barreiras para fiscalização, e tivemos excelentes resultados”, disse.

Durante os dias de operação, mais de 24,3 mil pessoas foram abordadas. Ao todo, 227 bares e estabelecimentos do tipo foram vistoriados. As fiscalizações alcançaram 4.386 carros, 439 taxis, 4.314 motos, 736 mototaxis, 166 rotas especiais, 356 ônibus urbanos, 58 microônibus, 78 caminhões e 10 embarcações.

“Vamos intensificar, faremos operações em conjunto. Já temos o mapeamento de alguns municípios que precisam de ações pontuais para o combate ao tráfico de drogas, e faremos isso de forma conjunta com todas as forças. Outra questão é a do roubo, logicamente quando você ataca a fonte de renda deles, que é o tráfico de drogas, eles vão para outras áreas. Estamos atentos a isso, temos levantamento, fizemos prisões de pessoas, e vamos intensificar esse trabalho”, enfatizou o delegado geral da Polícia Civil, Frederico Mendes.

Conforme os dados do CECOPOM, foram feitas 42 notificações de trânsito, a retenção de uma CNH e de dez CRLV.