24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Operação “Eminência Parda” cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no Amazonas

Sexta fase da Operação Maus Caminhos indica participação de empresário pecuarista em lavagem de dinheiro e peculato com recursos públicos desviados da saúde do Estado

A Justiça Federal determinou a prisão preventiva de dois empresários e a prisão temporária da assessora de um deles, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), na sexta fase da Operação Maus Caminhos, intitulada Operação Eminência Parda. São investigados os crimes de lavagem de dinheiro e peculato envolvendo organização criminosa que comandava esquema de desvios de recursos públicos da saúde do Amazonas.

Além dos mandados de prisão, foram cumpridos hoje (30), pela Polícia Federal, 16 mandados de busca e apreensão em Manaus (AM), Boca do Acre (AM) e Rio Branco (AC), com o recolhimento de carros de luxo, documentos em mídia e dinheiro em espécie. As medidas da operação incluíram também o bloqueio de cerca de R$ 20 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

As investigações apontaram que um dos empresários, atuante no ramo da pecuária, recebeu diversos repasses no valor de mais de R$ 1 milhão cada, durante quase dois anos, desviados do Instituto Novos Caminhos (INC). O dinheiro era entregue em espécie ao pecuarista pelo médico Mouhamad Moustafa, administrador de fato do INC, na casa do empresário, localizada no mesmo condomínio em que residia Mouhamad. Os valores recebidos eram recolocados no sistema financeiro por meio das empresas do pecuarista, indicando a prática de lavagem de dinheiro.

Também foram identificados pagamentos irregulares a uma empresa que fornecia alimentação a unidades de saúde geridas pelo INC no Amazonas. Pagamentos por serviços não prestados ou realizados com sobrepreço foram situações identificadas pela Controladoria-Geral da União (CGU) em contrato do INC com a empresa administrada pelo cunhado do pecuarista, também preso na Operação Eminência Parda.

A investigação, que é desdobramento da Operação Maus Caminhos, deve continuar e, a partir da conclusão do inquérito policial pela Polícia Federal, o material será remetido ao MPF para análise e apresentação das ações judiciais cabíveis.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui