MANAUS/AM – Em uma ação contundente contra crimes ambientais e contra o patrimônio da administração pública, a Polícia Federal deflagrou na última terça-feira (17/10) a Operação KM 180. O foco da operação é uma associação criminosa acusada de dificultar a ação de fiscalização ambiental e de atuar, principalmente, no setor madeireiro.
Detalhes da Operação:
A operação contou com a mobilização de 16 policiais federais.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no distrito de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré, situado na rodovia Transamazônica.
Estima-se que a devastação causada na Unidade de Conservação Federal na região já ultrapasse a marca de 700 hectares.
Investigação e Crimes:
A investigação teve início após denúncias de crimes contra uma unidade de conservação federal, e oposição a fiscalizações ambientais. Os acusados, relacionados ao setor madeireiro, também são responsáveis pela destruição de dois veículos do ICMBio e um da Força Nacional.
Os mandados de busca e apreensão têm como objetivo recolher provas dos crimes cometidos e investigar o destino final da madeira ilegalmente extraída. Se condenados, os envolvidos poderão enfrentar penas que, somadas, ultrapassam 13 anos de reclusão.
Resultados Iniciais:
Até o momento, foram apreendidas três armas de fogo, munições e motosserras durante a operação.