As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!
Governo Carnaval

Operação Lei Seca ganha reforço durante festas de fim de ano em Manaus

Campanha Síndromes

112 veículos foram retidos e 15 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) vao intensificar a Operação Lei Seca em pontos de grande circulação na cidade para evitar acidentes de trânsito, aumento a segurança viária. As ações têm como foco o combate à embriaguez no trânsito, que tende a aumentar em decorrência das confraternizações de dezembro e janeiro.

Durante as fiscalizações realizadas da noite de sexta-feira (15/12) até a madrugada desta segunda-feira (18/12), agentes do Núcleo Especial de Operação de Trânsito (Neot) autuaram 290 motoristas infratores. No total foram retidos 112 veículos, sendo 43 motos e 69 carros e 15 pessoas foram flagradas dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.

As blitze terão como foco a alcoolemia e outras infrações, com objetivo de prevenir ainda mais o número de acidentes. As atuações acontecerão em horários distintos, em várias zonas da cidade e na região metropolitana com equipe preparadas e com o apoio das polícias Civil e Militar.

Vias com alto fluxo – Os locais serão definidos conforme o histórico de acidentalidade viária, tendo como prioridade vias com alto fluxo de veículos e situadas no entorno de bares e restaurantes. Durante as blitze, será realizado o teste de etilômetro que verificará as condições de trafegabilidade do condutor.

Equipamentos – Além da fiscalização com foco no consumo de álcool, o órgão confere o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, como cadeirinha de bebê e cinto de segurança, uso de capacete por motociclistas e também é verificada a regularidade da documentação do veículo e condutores, com o objetivo de inibir fraudes e roubos.

Estatísticas e penalidade – De janeiro a novembro de 2017, o número de mortes no trânsito diminuiu em 9,74% em comparação ao mesmo período em 2016, quando foram registradas 297 mortes no trânsito. A imprudência e o consumo de bebida alcoólica são os principais motivos dos acidentes registrados no Estado.

A direção sob efeito de álcool consiste em infração gravíssima, podendo levar à suspensão do direito de dirigir e ao pagamento obrigatório de R$ 2.934,70, que pode ser dobrado no caso de reincidência no período de um ano.

FOTO: DIVULGAÇÃO/DETRAN-AM