As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!
Governo Carnaval

Operação Lei Seca retira de circulação mais de 40 veículos das ruas de Manaus

Campanha Síndromes

A Operação Lei Seca do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) iniciada nesta quinta-feira (28), nas rua de Manaus, autuou só no primeiro dia de trabalho, 66 motoristas. Além disso, 43 veículos foram retidos, sendo 22 carros e 12 motos. O órgão ressalta que vai intensificar as fiscalização durante as comemorações de Ano Novo em toda a capital. As ações tiveram início na tarde desta quinta-feira (29/12) e vão até a madrugada de terça-feira (02/01).

O órgão conta com a parceria da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Baptran) e Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).

No dia 31 de dezembro, serão escalados no período das festividades de final de ano, 120 agentes de fiscalização e de educação de trânsito que estarão nas ruas 24 horas para garantir a segurança do trânsito e evitar acidentes com pessoas que insistem em ingerir bebida alcoólica e dirigir.

Educação de Trânsito

O Detran-AM também intensificou as ações de educação para o trânsito no período do Réveillon. O objetivo é prevenir acidentes através da conscientização dos motoristas sobre a importância dos itens de segurança (capacete e cinto de segurança) e quanto aos perigos da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir.

Neste sábado (30/12) o no domingo (21/12), as ações serão concentradas respectivamente na avenida Sete de Setembro no Centro da cidade e Bola do Eldorado, zona centro-sul da capital, no conjunto Viver Melhor, nos bairros Cidade Nova, ambos na zona norte, e na Ponta Negra, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. As blitz educativas serão realizadas das 07h às 12h.

A ação trata-se de uma “blitz educativa” que aborda as pessoas que estão nos veículos ou em outros locais de entretenimento onde haja consumo de bebida alcoólica. A intenção é prestar esclarecimentos, tirar dúvidas, mostrar como é o teste do bafômetro e, principalmente, provocar uma mudança de comportamento nos condutores para que não assumam mais o risco de dirigir sob o efeito do álcool.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-AM, Mitza Brasil, lembra que a prevenção de acidentes não significa apenas dirigir em condições de sobriedade. “É necessário que o condutor utilize corretamente os itens de segurança como cinto e capacete, no caso dos motociclistas. Também é importante que o veículo esteja em bom estado. Tudo isso contribui para evitar acidentes e promover um trânsito mais seguro e o mais importante, nunca misturar álcool e direção”, afirmou.