As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Operação ‘Luz na Infância’ – Consultor de Informática é preso acusado de armazenar imagens sexuais de crianças e adolescentes

Policiais da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) prenderam em flagrante, nesta quinta-feira (28/03), às 6h, um consultor de Informática de 51 anos, investigado por armazenar imagens de cunho sexual envolvendo crianças e adolescentes.

A prisão ocorreu durante a deflagração da 4ª fase da operação “Luz na Infância”, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e que envolveu mais de 1,5 mil policiais civis em todo País. A operação tem por objetivo prender autores de crimes de abuso e exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes na Internet.

Foram cumpridos em Manaus três mandados de busca e apreensão, em endereços distintos da capital: rodovia Deputado Vidal de Mendonça, na zona norte; bairro São Lázaro, na zona sul, e na alameda Cosme Ferreira, na zona leste.

“Um dos alvos foi preso em flagrante porque lá no apartamento dele já foi possível o técnico averiguar um vasto material contendo cenas de abuso sexual infantil, então foi dada voz de prisão. Mas conseguimos cumprir com êxito todos os três mandados. Equipamentos estão sendo analisados pela perícia técnica. Caso não ocorra o flagrante dos outros dois homens, abriremos dois inquéritos policiais para apuração dos crimes”, explicou a delegada Joyce Coelho.

Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade dos crimes.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Amazonas (PCAM), Lázaro Ramos, a operação “Luz na Infância” faz parte de um conjunto de ações de inteligência da Polícia Civil para o combate aos crimes contra a criança e ao adolescente. “Estamos desenvolvendo essa operação programada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para prender os pedófilos que insistem em fazer essas imagens e divulgar”, disse.

Em Manaus, durante a operação, foram apreendidos aparelhos e dispositivos eletrônicos, como notebooks, pen drives, CDs, HDs e um videogame.

Fiança – O consultor de Informática foi autuado em flagrante por armazenar fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha cena de sexo explícito envolvendo crianças ou adolescentes. A titular da especializada arbitrou fiança de 10 salários mínimos ao infrator. Caso o homem não efetue o pagamento, será levado para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no São Francisco, zona sul. Os demais alvos seguem sendo investigados.

FOTO: Erlon Rodrigues/ Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado do Amazonas.