Manaus – Em uma ação conjunta para combater a comunicação ilegal em estabelecimentos prisionais, a Secretaria de Administração Penitenciária do Amazonas (Seap) lançou a “Operação Mute” nesta quarta-feira (18/10), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). A operação é realizada em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça.
Com o reforço da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e sob a supervisão do Comando de Policiamento Especializado (CPE), um contingente de 80 policiais está ativamente envolvido na operação.
A “Operação Mute” tem como principal objetivo detectar e eliminar canais de comunicação ilícita utilizados por criminosos organizados, particularmente a identificação e apreensão de celulares. Esta iniciativa está ocorrendo simultaneamente em 23 estados brasileiros, demonstrando um esforço integrado e nacional contra atividades criminosas dentro das prisões.
A estratégia da operação é bifurcada: o primeiro passo é interromper a comunicação através de tecnologias que embaralham os sinais de telefonia. Em seguida, revistas minuciosas são realizadas nos pavilhões e celas para identificar e confiscar os dispositivos utilizados de forma ilegal.
Tendo iniciado nas primeiras horas desta quarta-feira, a “Operação Mute” está programada para continuar até o dia 20 de outubro.
FOTO: Divulgação/Seap