25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Operação ‘O Poderoso Chefão’ prende suspeitos por desvio de dinheiro e tráfico de drogas

O Poderoso Chefão/Centro de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas, prendeu o gerente de loja Júlio Monteiro Ribeiro, 52; Caio Roberto Azevedo da Silva, 23; Danilo Almeida de Carvalho, 25; Jonatan Tavares da Silva, 35; João Paulo Estevam Caldas, 35; Julles André Lima de Moura, 44, e Themes Souza da Silva, 49. O grupo é acusado de furto qualificado e associação criminosa e foi capturado durante operação “O Poderoso Chefão”, deflagrada na manhã de segunda-feira, dia 20, por volta das 11h
De acordo com o titular do 24º Departamento integrado de Polícia (DIP), delegado Aldeney Goes, as prisões ocorreram em cumprimento a mandados de prisão temporária, com prazo de cinco dias, expedidos no dia 17 deste mês, pelo juiz Luís Alberto Nascimento Albuquerque, da 1ª Vara Criminal.

De acordo com Goes, a equipe de investigação da unidade policial estava monitorando o bando desde agosto de 2016. Os trabalhos contaram com a colaboração de funcionários de uma rede de eletrodomésticos, alvo do esquema criminoso da quadrilha, que atuava no desvio do dinheiro do caixa de uma das unidades, emitindo notas fiscais com valores alterados.

Aldeney Goes explicou que alguns integrantes do bando ainda trabalhavam na loja e outros eram ex-funcionários do estabelecimento. A autoridade policial esclareceu, ainda, como o esquema funcionava. “Quando o cliente escolhia um produto e realizava a compra, o vendedor o encaminhava ao caixa com o comprovante não fiscal. Chegando ao caixa o cliente realizava o pagamento e a nota fiscal não era emitida de imediato, ou seja, o dinheiro ficava lá. Quando o cliente saía eles emitiam o documento dando um desconto que o gerente podia autorizar”, argumentou.

O titular do 24º DIP destacou que o dinheiro que sobrava no caixa era dividido entre o gerente e os vendedores. “Com isso a empresa não recebia o valor total da transação e perdia o fisco estadual por não recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e os demais tributos sobre o valor total da venda. A loja perdia os clientes por não receberem os descontos destinados a eles”, disse Goes.

A autoridade policial informou que os danos acometeram tanto os clientes, que deixavam de ganhar o desconto, como a arrecadação estadual, que deixava de incidir os impostos no valor real da venda, além do prejuízo à própria empresa. “O esquema criminoso vinha sendo praticado há mais de um ano. Essa empresa em questão teve um prejuízo grande no ano passado e isso pode ter sido um dos fatores que contribuíram para que o grupo se retirasse do Amazonas”, falou.

Durante a coletiva de imprensa o diretor do DPM destacou os trabalhos desempenhados pela Polícia Civil naquela área da cidade. “Temos deflagrado ações com o objetivo de inibir e cessar crimes no Centro da cidade. A Polícia Civil, por meio da 1ª Seccional Sul e das delegacias de circunscrição daquela área da capital, em específico o 24º DIP, tem realizado trabalho preventivo, além de coibir roubos, furtos e desvios em lojas. Temos dado respostas à sociedade, prendendo e desarticulando quadrilhas”, pontuou Geraldo Eloi.

Caio, Danilo, João, Jonatan, Júlio, Julles e Themes foram indiciados por furto qualificado e associação criminosa. O bando irá permanecer na carceragem do 24º DIP até a conclusão do Inquérito Policial (IP) que será remetido à Justiça.

drty | Amazonas Notícias gdfg | Amazonas Notícias gffffffh | Amazonas Notícias hfdh | Amazonas Notícias rrter | Amazonas Notícias rtet | Amazonas Notícias ytttri | Amazonas Notícias

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui