24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Operação Sorriso retorna a Porto Velho onde realizará 65 cirurgias gratuitas

Objetivo da ONG na missão deste ano é ajudar a reduzir o índice de fissurados no Estado de Rondônia e na Região Norte

Após o sucesso da primeira Missão Humanitária da Operação Sorriso, em 2014, onde 73 pacientes foram operados, a ONG voltará a Porto Velho para realizar 65 cirurgias gratuitas em crianças e adultos portadores de fissuras labiais (lábio leporino) e palatais (fenda palatina). O mutirão, que terá 50 voluntários envolvidos, acontecerá entre os dias 7 a 12 de dezembro.

A seleção de pacientes acontecerá no dia 7 de dezembro no Hospital Santa Marcelina (Rod. BR-364, KM 17 – Zona Rural). As cirurgias serão realizadas de 9 a 12 de dezembro, na mesma instituição de saúde. Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia; basta apenas comparecer ao local no dia indicado levando documentos de identificação do paciente e também do responsável. Caso tenha realizado exames de sangue recentemente, o paciente também pode levá-los no dia da triagem. Pacientes e mais um familiar que residam fora de Porto Velho poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. A Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem ao hospital Santa Marcelina, além da alimentação sem custo.

“Em 2014, tivemos uma procura grande, incluindo muitos adultos, em busca de sorrisos. Resolvemos vir para Porto Velho após o convite de uma conselheira de saúde da região, que identificou uma alta demanda de fissurados e ao mesmo tempo uma carência de especialistas em fissuras na cidade. Conseguimos visualizar o cenário e, por isso, estamos voltando à cidade com voluntários de todo o país para proporcionar sorrisos e diminuir esse índice no Estado de Rondônia e em toda a Região Norte”, afirma a diretoria executiva da Operação Sorriso, Ana Stabel.

Atendimento continuado

Todos os pacientes que foram operados durante esse programa humanitário de Porto Velho, precisam retornar para a consulta pós-operatória no dia 16 de dezembro e, durante um ano, farão acompanhamento odontológico e fonoaudiológico com os profissionais de saúde da região. “A chave para a reabilitação completa do fissurado depende do atendimento continuado e multidisciplinar”, explica Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso.

Além disso, uma dentista da Operação Sorriso oferecerá treinamento a profissionais de saúde que atendem no centro de especialidade odontológica de Porto Velho. O objetivo é capacitar os profissionais no atendimento clínico-odontológico a pacientes fissurados.
Ainda sobre a importância do pós-operatório, a Faculdade São Lucas está realizando o tratamento fonoaudiológico completo em 11 pacientes da missão de 2014. “No ano passado oferecemos um treinamento aos profissionais de fonoaudiologia na faculdade e esse ano eles estão dando continuidade ao tratamento, que é considerado essencial para a plena recuperação do paciente”, completa Ana Stabel.
Os apoiadores têm papel fundamental
A Operação Sorriso é patrocinada por empresas como Azul Linhas Aéreas, Johnson&Johnson Medical, PepsiCo, White Martins, Approach Comunicação Integrada, Fundação Aumund, Alshop, Amend, Aigai Spa, Anavilhanas Jungle Lodge, Antonio Bernardo, Belmond Copacabana Palace, Bionexo, Blue Tree Premium, Bradesco, Bold, Carina Duek, CitiEsperança, Comerc, Complements, Covidien, Contém 1g, Cris Barros, Cristália, Icatu Seguros, iZettle, F/Nazca, Flavours, FOM, Hope, Humberto da Mata, Instituto Azzi, Jack Vartanian, Kenzzur, Lilly Sarti, Livraria Cultura, Mixed, Make Them Smile, Pati Piva, PR Newswire, Polishop, Rancho do Peixe, Schivartche Advogados, Staples, Stephanie Stein, Temasek, Tennis Station, Theodora Home, Toriba, TW Guaimbê, Tryia, Txai, Verbena Flores, Voltália e Way Models. E conta com os seguintes apoios: Hospital Santa Marcelina, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Faculdade São Lucas, Marinha do Brasil, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF) e Projeto Genoma. Veja a lista completa no site www.operacaosorriso.org.br

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui