As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Operação “Tacógrafo Seguro” será realizada para fiscalizar em veículos de transportes de cargas, condução escolar e transporte de passageiros

O objetivo da operação é garantir a segurança dos condutores e usuários destes veículos

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realiza nesta quarta-feira (11/09), a partir das 9h, a fiscalização em veículos de transportes de cargas, de condução escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a 4,536 toneladas, com instrumentos instalados.

O objetivo da operação é garantir a segurança dos condutores e usuários destes veículos, verificando se o cronotacógrafo, conhecido como tacógrafo, possui uma “caixa preta” contendo os dados como a distância percorrida (respeitando os limites de velocidade e tempo de direção), contribuindo na prevenção de acidentes.

Cronotacógrafo – É um instrumento de uso obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que contém um disco diagrama de papel ou fita que deve ser trocado a cada 24h ou a cada sete dias. Além disso, também permite a reconstituição e elaboração de laudos técnicos, em casos de acidentes, com produção de provas aceitas legalmente.

Para realizar a verificação do cronotacógrafo, o condutor ou usuário do veículo deve comparecer a um posto de ensaio credenciado pelo Ipem-AM, para fazer a selagem e os ensaios dos instrumentos, obtendo o certificado de verificação, válido por 2 (dois) anos.

Os usuários do serviço interessados em obter maiores informações podem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, por meio do telefone 0800 092 2020.

você pode gostar também