Take a fresh look at your lifestyle.

Operação ‘Volta Segura’: Polícias Civil e Militar prendem 27 pessoas e criminalidade reduz 37%

-publicidade-

Balanço da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), divulgado nesta terça-feira, dia 3 de março, aponta a prisão de 27 pessoas suspeitas de crimes, principalmente roubo e furto, na área do centro de Manaus, durante a realização da Operação “Volta Segura”, ação integrada realizada pelas Polícias Civil e Militar, desde o último dia 20 de fevereiro.

Dentre os presos, dois foragidos do sistema prisional e ainda dois homens com mandado de prisão expedido por crime de homicídio. No período da operação, os crimes de roubo, furto, homicídios e lesão corporal, reduziram 37%, comparado ao mesmo período de 2014.

No total foram registrados 70 registros de roubos em toda a área central, por onde passam cerca de 80 mil pessoas, por dia. O número é 13% menor do que no mesmo período de fevereiro do ano passado. Os furtos também reduziram em 50%, caindo de 165 em 2014, contra 83 neste ano.

Para o secretário de Segurança Pública, os dados são positivos, já que o Centro é a área da cidade com maior concentração de pessoas. “O dado oficial é que 80 mil pessoas passam pelo local, um fluxo considerado muito grande e nesse sentindo muitas pessoas mal intencionadas acabam tentando se aproveitar dessa grande movimentação”, disse.

Ele destaca que a Operação foi realizada com base nos dados estatísticos da SSP-AM, que apontavam a maior incidência de furto e roubo no horário das 17h às 21h, cerca de 22% do total das ocorrências, diárias. “Foram mapeadas também as ruas com maior número de registro também de tráfico de drogas, que é o grande desencadeador de outros crimes na região”, destacou.

Reforço – O comandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Gilberto Gouvêa, destaca que o policiamento irá continuar sendo reforçado na região, como forma de inibir os crimes. Ele também destacou a importância da população em adotar condutas seguras ao andar pelo Centro.

“Sabemos que há criminosos que atuam no Centro nas saídas dos bancos e outros que atuam no roubo e furto de celulares, estes contam com a distração das vítimas para a prática dos crimes”, informou Gouvêa.

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de uma quadrilha especializada em furto de lojas no Centro. “Eles foram presos após cometer um furto em uma loja e confessaram que já praticavam esse crime. Com o nosso trabalho de investigação, vamos reforçar a segurança no Centro, tirando de circulação esses bandidos”, disse o delegado geral da Polícia Civil Orlando Amaral.

-publicidade-