25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Operadores do transporte Executivo são notificados para regularização de veículos

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) realizou, nesta quinta-feira, 26/7, uma operação na avenida Epaminondas, Centro, para alertar operadores do serviço de transporte Executivo sobre a regularização dos veículos quanto à documentação e às condições de manutenção. Em uma hora, a fiscalização verificou 29 veículos com mais de dez anos.

A ação ocorre para coibir o transporte irregular de passageiros, como parte das fiscalizações rotineiras já efetivadas pelo órgão, além de atender a determinação judicial para retirar de circulação os micro-ônibus com mais de dez anos de fabricação, como disse o superintendente Franclides Ribeiro.

Ribeiro explicou, ainda, que já está sendo trabalhada uma nova licitação para regularizar as atividades dos modais de transporte Executivo e Alternativo na capital. “Os motoristas devem se apresentar na SMTU para serem notificados e terão prazo de 60 dias para apresentar novos veículos. Com a medida, estamos atendendo a determinação da justiça e garantindo um serviço de qualidade para a população.”

A operação contou com o apoio da Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e da Polícia Militar (PM).

Desde o início do ano, a Prefeitura de Manaus tem adotado medidas para ordenar os transportes Executivo e Alternativo. Antes mesmo da ação judicial, a SMTU concluiu, em março deste ano, o Censo Estático no Serviço de Transporte Alternativo e Executivo, no qual foram avaliadas as condições da lataria, dos bancos, das catracas, dos pneus, do ar-condicionado, dentre outras, além do registro documental de cada um. Todas as informações levantadas serão encaminhadas à Justiça.

Sobre o processo licitatório para os dois modais, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 11 de julho, decretos de instituição de comissões especiais que conduzirão as duas concorrências públicas. Os operadores considerados aptos dos dois modais serão convocados para assinar o Contrato de Adesão para Autorização em Caráter Precário, Temporário e Provisório que perderá a vigência automaticamente ao ser concluída a licitação.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui