Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Organização criminosa que aplicava estelionato bancário virtual é presa em Manaus

As equipes da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), deflagraram policial, entre segunda (31/05) e terça-feira (1°/06), resultando na prisão de uma organização criminosa que atuava aplicando golpes de estelionato bancário virtual. Foram presos Antônio Carlos Gomes da Silva, de 40 anos; Carlos Henrique Santos de Souza, 39; Lauana Costa da Silva, 36; e Marcelo Maia Said, 40.

Durante coletiva de imprensa realizada na sede da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus, a delegada-geral da Polícia Civil, Emília Ferraz, enfatizou que esse tipo de crime vem crescendo cada vez mais, principalmente por meio das redes sociais e aplicativos de mensagens, onde a população acaba fornecendo dados.

“Reforço que é necessário redobrar o cuidado com informações pessoais para evitar a aplicação desses golpes como roubo de identidade. Tivemos um trabalho brilhante na prisão de uma organização criminosa que atuava na prática desse tipo de crime. A Polícia Civil está nas ruas para combatê-los”, ressaltou Emília.

De acordo o delegado Denis Pinho, titular da DERFD, Lauana foi presa pelas equipes policiais após se passar por uma funcionária de uma empresa privada, portando documentação falsa, e tentar realizar uma movimentação bancária de cerca de meio milhão de reais na conta de uma cliente da instituição financeira, além de tentar abrir uma nova conta na instituição. A mulher que teve a identidade falsificada reside no estado do Rio de Janeiro.

“O crime ocorreu na última segunda-feira, na mesma data em que Lauana foi presa, por volta das 15h, no bairro Centro, zona sul da cidade. Em continuidade aos trabalhos, conseguimos localizar e prender os demais integrantes do grupo criminoso. Foram presos Antônio Carlos, Carlos Henrique e Marcelo nesta terça-feira (1°/06), por volta das 6h, em um apartamento localizado na rua Emílio Moreira, também no bairro Centro”, disse a autoridade policial.

Ainda na ocasião, foram apreendidos dois veículos, sendo um da marca Volkswagen, modelo Gol, de cor branca, e outro da marca Chevrolet, modelo Joy, da mesma cor.

O delegado Heron Ferreira, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), informou que a maior arma contra esses crimes, que ocorrem principalmente no meio virtual, é a prevenção, visto que os criminosos migraram para o meio cibernético.

“Temos uma média de 600 Boletins de Ocorrência por mês, e esses criminosos não visam classe social ou idade, estão realizando a aplicação desses golpes em quem estiver vulnerável, por isso ressaltamos a importância da prevenção e atenção, sobretudo, na internet”, finaliza Heron.

Procedimentos – O grupo foi encaminhado à DERFD, onde foi autuado por estelionato bancário virtual. Ao término dos procedimentos cabíveis, eles serão encaminhados à Central de Recebimento e Triagem (CRT), onde ficarão à disposição da Justiça.

FOTO: Mayara Viana/PC-AM

-publicidade-