27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Orquestra Contemporânea de Olinda chega à Manaus com show gratuito da Turnê BOMFIM

Manaus recebe nesta sexta-feira, 25 de novembro, a turnê do álbum BOMFIM, lançado pela Orquestra Contemporânea de Olinda e que desde 2015, gira o Brasil, com circulação patrocinada pela Petrobras. Na passagem por Manaus, o grupo ainda ministrará oficina – Oficina “Orquestração Percussiva”, com Gilú Amaral. A oficina acontece na sexta-feira, de 10h às 12h, no CAUA (Rua Simon Bolívar, nº 215, na altura da Praça da Saudade, Centro) e o show acontece às 19h, no Anfiteatro do Parque dos Bilhares. Todas as atividades são gratuitas.

A turnê é apoiada em Manaus pelo Coletivo Difusão e pelo grupo Maracatu Eco da Sapopema.

BOMFIM DA ORQUESTRA CONTEMPORÂNEA DE OLINDA

Novo trabalho da big band olindense é dançante, envolvente e chega ao mercado em 2015
Bomfim é um disco que poderia chamar-se Guadalupe, Cariri, Bonsucesso, Maruim…Toda Olinda lá de baixo, às margens do sítio histórico, descreveria bem a essência do terceiro álbum de carreira da Orquestra Contemporânea de Olinda (OCO). Neste trabalho, a banda que desde 2008 trilha um caminho crescente no cenário da música brasileira, volta confortável para casa. O bom fim de um ciclo criativo para um recomeço, com tudo de melhor que a palavra traz. Retorno ao que Olinda tem de mais rico: os moradores, os cadomblés e seus afoxés, os cocos de umbingada, do Pneu e da Xambá. As loas de maracatu da Tabajara. As figuras fantásticas em um carnaval reconhecido no mundo todo. Os sete músicos pernambucanos, de performance sempre surpreendente no palco, vivem, se alimentam dessa Olinda transbordante de arte e autoreferências, ao mesmo tempo cosmopolita, transitando lado a lado com o que vem de fora.

Dessa mistura de tradições e influências, Gilú Amaral (percussão), Rapha B (bateria), Hugo Gila (baixo), Juliano Holanda (guitarra), Tiné e Maciel Salú (vocais) e ainda um dos mais expressivos saxofonistas do país, o Maestro Ivan do Espírito Santo, unem-se a um trio de metais (trompete, trombone e tuba) vindo do Grêmio Musical Henrique Dias, primeira escola profissionalizante de frevo de Olinda. Após oito anos de estrada, a Orquestra Contemporânea de Olinda nunca se sentiu tão ela, tão segura do seu lugar e da força da música que faz.

Em 2008 a OCO lançou seu primeiro álbum, que levava o nome da banda. Com ele, foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira (2009) e ao Grammy Latino (2010). O Globo elegeu o show de lançamento da turnê O Melhor Show do Ano (2008). Em 2010 fez sua primeira entrada nos EUA, com sala de concerto no Lincoln Center lotada, em apresentação memorável que ganhou página no The New York Times. Em 2012, a OCO lança seu segundo álbum de carreira, Pra Ficar, com produção musical de Arto Lindsay. No ano seguinte, segue para a Europa com apresentação no requisitado palco da Womex. Ainda em 2013 é uma das vencedoras do Prêmio Petrobras Cultural e em 2014 circula pelas principais do país com o show “Pra Ficar”. Em 2015, com patrocínio da Petrobras, lança Bomfim, terceiro álbum e em 2015 começa a circular o Brasil com o novo trabalho.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui