Take a fresh look at your lifestyle.

Outubro Rosa: Faculdade Estácio recebe mastologista para tirar dúvidas sobre câncer de mama

-publicidade-

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente em todo o mundo. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 58 mil novos casos sejam descobertos, este ano, no Brasil. Com objetivo de orientar, tirar dúvidas e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o mastologista Gerson Mourão participa nesta quinta-feira (13), na Faculdade Estácio, de uma roda de conversa com alunos, professores e público em geral. A programação, alusiva à campanha Outubro Rosa, acontece às 20h, no Espaço de Convivência da unidade Estácio da avenida Djalma Batista.

De acordo com o mastologista Gerson Mourão, a literatura médica tem mostrado que mais de 95% dos nódulos que a mulher apalpa na mama são benignos. “E mesmo os que não são, quando descobertos cedo, têm grandes chances de cura. Quanto menor for o nódulo, maiores são as chances de a paciente não só ficar curada, como também de não ter que ser submetida à mastectomia (retirada da mama)”, explicou, acrescentando que, no Brasil, a maior parte dos casos de câncer de mama é descoberta após o autoexame.

As atividades de prevenção ao câncer de mama, organizadas por alunos do curso de Serviço Social da instituição, estão ocorrendo durante todo este mês e são abertas ao público. A abertura da programação, denominada ‘Serviço Social Mais Rosa Em Favor da Vida’, foi com entrega de laços rosas e de material informativo, no dia 04 de outubro.

No dia 26, tem a ‘Caminhada das Vitoriosas’, no Complexo Turístico da Ponta Negra, às 18h. E, no dia 27, acontece o Aulão de Zumba, no Espaço de Convivência da Estácio da Djalma Batista. Dia 28, professores e alunos estarão na sede do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), de 10h às 13h, com orientações e distribuição de material informativo. Encerrando a programação, no dia 31, às 20h, o grupo promoverá uma mobilização, com ação a ser realizada no semáforo da Avenida Djalma Batista, nas proximidades da faculdade.

-publicidade-