24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Pacientes buscam, na Justiça, o acesso a ‘pílula do câncer’

Diário de Notícias

A chamada “pílula do câncer é uma substância que imita um composto existente no organismo, identificando as células cancerosas e facilitando que o sistema imunológico as reconheça e remova. E, nos últimos meses, está em evidência.

Pesquisas sobre o medicamento vêm sendo feitas pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).

Mas, em 2014, o medicamento parou de ser entregue, depois de uma portaria da USP determinar que substâncias experimentais deveriam ter todos os registros antes de serem liberadas à população.

E, sem a licença, pacientes passaram a ingressar na Justiça para conseguir a liberação para seguir o tratamento.

Para o advogado e sócio do escritório Renato Von Mühlen Advogados – Eduardo Machado Mildner – é direito de o cidadão ter acesso ao medicamento, uma vez que a própria Constituição Federal garante o direito à vida e o direito à saúde dos cidadãos brasileiros:

“É viável o ingresso de ações judiciais para obtenção do medicamento, pois é dever do Estado garantir a saúde e a vida ao cidadão brasileiro”.

Além disso, o advogado ainda explica que o diálogo entre médico e paciente é a chave para o sucesso da ação judicial para obtenção do tratamento tendo em vista que é imprescindível apresentar perante o Juiz a prescrição médica para realização do tratamento:

“As pessoas acometidas por cânceres graves merecem uma nova esperança de tratamento, é importante que todos acometidos pela doença conversem com seu médico sobre essa nova opção de tratamento”.

Atualmente, sabe-se que mais de oitocentas pessoas realizam o tratamento contínuo com o remédio, tendo todas elas resultados positivos em seu tratamento; Além disso, até o momento, não se sabe de nenhum caso em que a substância tenha causado algum prejuízo à saúde do paciente.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui