23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pacientes da FCecon participam de oficina de maquiagem on-line

Ação integra o projeto “De bem com Você – A beleza contra o Câncer”

Pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participaram, nesta terça-feira (13/07), de uma oficina de automaquiagem on-line. A ação foi realizada pelo Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM).

O projeto “De bem com Você – A beleza contra o Câncer” é uma parceria da Rede Feminina com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). A iniciativa tem o objetivo de oferecer, gratuitamente, oficinas de automaquiagem para mulheres em tratamento oncológico; e a FCecon é a primeira unidade de saúde do Amazonas beneficiada.

Na avaliação do diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, a ação é benéfica às pacientes, uma vez que ajuda na autoestima, importante para o tratamento.

“O tratamento de câncer é, muitas vezes, agressivo e mexe com a autoestima da mulher, especialmente em casos onde a paciente pode ter que retirar uma das mamas. Uma ação como essa é muito importante para que a paciente se sinta mais bonita e motivada para continuar o tratamento”, afirma Gerson Mourão.

Autoestima – As pacientes que estavam em atendimento no serviço de Quimioterapia, na manhã desta terça, ganharam brindes, lanche e kits de maquiagem com protetor solar corporal e facial, maquiagem, lenço, espelho e produtos relacionados ao cuidado com a autoestima.

“A Rede Feminina já trabalhava com ações de autoestima, de bem-estar e beleza em campanhas e projetos. Poder somar com esse curso de automaquiagem, entregando à paciente produtos de primeira linha do mercado, é muito benéfico. Estamos muito felizes em poder oferecer isso às pacientes”, afirma a presidente da RFCC-AM, Tammy Cavalcante.

Conforme Tammy, o serviço de Quimioterapia foi escolhido porque as pacientes, nesta fase de tratamento, estão mais sensíveis emocionalmente; e apresentam, ainda, sensibilidades no corpo e na pele. O objetivo é dar apoio às pacientes, amenizando os impactos do tratamento oncológico e proporcionando bem-estar.

O Departamento de Prevenção e a Rede Feminina planejam realizar a ação, com entrega de kits e curso de automaquiagem on-line, duas vezes por mês.

FOTO: Jadson Souza/FCecon

spot_img