Amazonas Notícias

Pacientes do Hemoam já podem acessar de modo online os resultados de exames

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passou a disponibilizar, a partir deste mês de julho, acesso online a exames de pacientes atendidos pela Fundação. A novidade faz parte do processo de modernização dos serviços laboratoriais oferecidos pelo Hemoam.

Hoje, no site do Hemoam (www.hemoam.am.gov.br), o usuário pode visualizar de forma segura os resultados dos exames realizados pelos laboratórios de análises clínicas. O cidadão acessa suas informações pela internet por meio do celular, computador ou tablet, utilizando um número de localizador, disponibilizado pela instituição no momento do exame.

 “A principal vantagem ao paciente é a agilidade e comodidade, pois ele tem acesso de qualquer lugar em tempo real. E pra gente há uma redução de custos, diminuição de impressão, entre outras vantagens. Então o paciente, seja de Manaus, seja do interior, não precisa mais vir ao Hemoam para ter acesso ao resultado”, ponderou o chefe do Departamento de Análises Clínicas do Hemoam, João Paulo Pimentel.

O acesso aos resultados é feito por meio do Sistema Softlab, que também serviu para dar celeridade aos resultados do Teste do Pezinho desde 2022. O sistema é disponibilizado apenas para pacientes, não incluindo doadores que fazem exames para doação de sangue.

Por meio do sistema, os pacientes do Hemoam podem consultar, baixar e imprimir o resultado, que também pode ser acessado pelo médico no momento da consulta.

O Hemoam realiza, por mês, mais de 70 mil exames de 150 tipos, desde os mais comuns, como hemograma, até os mais complexos, como os de biologia molecular.

Como funciona

Ao ser atendido no Hemoam, o usuário recebe um localizador e uma senha. De posse desses dados, pode acompanhar o resultado, por meio do site do Hemoam: www.hemoam.am.gov.br no ícone “Resultado de Exames Laboratoriais”.

Após preencher os dados solicitados, o usuário é direcionado à página de exames, onde o paciente pode fazer a consulta, download em PDF e impressão do documento.

FOTO: Leonardo Mota/Hemoam

Relacioandos