As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Pais e professores querem reabertura de escola com boa nota no Ideb

Com uma das maiores notas do Ideb 2014 entre as escolas municipais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental General Aristides Barreto, localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste, está fechada para reforma e corre o risco de não funcionar este ano. A comunidade realizou uma manifestação ontem à noite e procurou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) preocupada com o problema, pois não consegue falar com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Desde o ano passado, a unidade de ensino já teve as séries do 6º ao 9º ano extintas e tem a reclamação de pais de alunos e professores, que temem que a unidade feche definitivamente. “Primeiro acabaram com o turno da noite. Ano passado com o da tarde. Nosso medo é que feche de vez”, disse Elzira Barbosa, moradora do bairro e mãe de ex-alunos.

O presidente do Sinteam, professor Marcus Libório, lembra que situação semelhante aconteceu com a escola municipal Lóris Cordovil, no ano passado, que também tinha boa nota no Ideb. “Mas conseguimos reverter”, disse.

Os moradores se organizaram e montaram uma comissão pra acompanhar a obra e observaram que foi realizada pintura e troca de fiação. Débora Tavares é membro da comissão fiscal e da Associação de Pais da escola. “Não nos deram prazo. A escola está pronta. Queremos que reabra”, disse.

Os alunos e professores foram realocados em escolas vizinhas mas a distância tem incomodado os moradores da região. “Alguns pais estão tendo que pagar condução, mesmo sem poder, porque têm filhos especiais”, contou Débora.

Hoje pela manhã, um grupo acompanhado do Sinteam, esteve na Semed mas saiu sem a data de reabertura da escola. Eles prometem “endurecer” caso não obtenham resposta. “Nós vamos aguardar até amanhã. Se não houver resposta, vamos voltar e fazer barulho. Só queremos nossa escola de volta”, disse Débora.

você pode gostar também