27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Paisagismo e arborização avançam e prefeito diz que plantio contribui na luta contra o aquecimento global

O plantio de mudas ornamentais em canteiros, rotatórias e espaços públicos avança pela cidade. Nesta segunda-feira, 23/11, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, vistoriou o trabalho de paisagismo realizado na avenida do Turismo, zona Oeste, e destacou que essas intervenções contribuem na luta contra o aquecimento global. As ações, coordenadas pela Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, estão com ao menos seis frentes simultâneas em várias zonas.

“Estamos vendo como esse projeto, coordenado pela minha esposa, está embelezando a cidade. Já temos lugares com a ornamentação bem bonita e a ideia é avançar e tornar Manaus cada vez mais verde. A ornamentação, junto com a arborização, proporciona um ambiente menos quente, mais agradável, ajudando a contribuir na luta contra o aquecimento global. Não quero ser parte de uma geração que deixou os netos e bisnetos sem condições de viver no planeta”, destacou o prefeito, após cumprimentar servidores que realizam as ações.

Na avenida do Turismo, o serviço já possui aproximadamente 70% de execução. Nesta segunda-feira, tiveram início os trabalhos de plantio das mudas ornamentais e arbóreas, substituição da grama e desenho dos canteiros. Os trabalhos, realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), também avançam na rotatória do Armando Mendes (conhecida como bola da Samsung), avenida Cirilo Mendes, rotatória do Samu-192 Manaus, próximo ao hospital Francisca Mendes, no complexo viário 28 de Março e no corredor entre as avenidas Efigênio Salles e das Torres.

“Esse é um trabalho belíssimo realizado em todas as zonas da cidade, que não só a embeleza, mas ameniza as altas temperaturas que temos aqui. Existe a associação do bem-estar, além do estético, e a humanização das vias. Vamos cuidar do que é nosso! Esta cidade é sua, esta cidade é minha, e a manutenção dela é essencial. Não adianta fazermos um belo trabalho, como estamos fazendo, se não houver compreensão de que a manutenção dela depende de todos nós”, destacou a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, que preside a Comissão de Paisagismo.

Intervenções paisagísticas

As intervenções paisagísticas realizadas pela comissão impactam pela grandiosidade dos espaços ajardinados e arborizados. A finalidade é garantir o cumprimento dos prazos e avançar na programação, que prevê intervenções em aproximadamente 40 locais públicos, e já têm prontos o canteiro da estrada do São Jorge, na confluência das avenidas Jacira Reis e Ipase, na zona Oeste, e o canteiro da avenida Buritis, em frente à sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), zona Sul.

Uma das maiores áreas em extensão a serem trabalhadas é a da rotatória da Samsung, no Distrito Industrial, com um total de 12 mil metros quadrados, com 55% de execução até o momento. Outro ponto que avança é na avenida Cel. Cyrillo Neves, que dá acesso à ponte sobre o rio Negro. O canteiro central já está com as escavações para abertura das covas e adubação, visando o plantio das mudas.

“A Semmas, que integra a Comissão de Paisagismo, atua no trabalho de manutenção, canteiros, no projeto de arborização e paisagismo, em regas programadas, e sempre em parceria, visando o bem-estar da cidade. Além da questão estética, como a gente se move na cidade, isso é muito importante. Manaus é uma metrópole, e não podemos fugir disso, e é uma metrópole dentro da floresta, nós somos privilegiados por causa disso”, destacou a diretora de arborização da Semmas, Raquel Melo.

A Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo é composta por integrantes do Instituto Aquila e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); da Semmas; de Limpeza Urbana (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); de Comunicação (Semcom), de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

Texto – Júlio Pedrosa / Semmas e João Paulo Gonçalves e Maryane Maia / Semcom

Foto – Ingrid Anne / Semcom

spot_img