Take a fresh look at your lifestyle.

Palestra em comemoração ao Dia da Mulher alerta sobre a importância da alimentação saudável

-publicidade-

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de Março), a Escola de Serviço Público Municipal (Espi), da Prefeitura de Manaus, promove a palestra ‘Psicologia da Obesidade’, com a pedagoga e psicóloga Silvia Denise Oliveira. A palestra será nesta quinta-feira, 5, na sede da Espi, na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras, de 14h às 17h.

O objetivo, de acordo com a diretora geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, é chamar a atenção das mulheres para a importância da alimentação saudável e alertar sobre os problemas causados pela obesidade.

Além da palestra, a Espi, que é vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), oferecerá uma tarde de serviços voltados à saúde da mulher, com aferição de pressão arterial e exame rápido de glicose. Uma exposição de artesanato regional e sorteio de brindes também estão programados no hall da escola.

Segundo a palestrante, Silvia Oliveira, a obesidade, o sedentarismo e a má alimentação são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Silvia explica que o acúmulo de gordura corporal pode provocar o aparecimento de vários tipos de câncer em mulheres, incluindo o de mama e de endométrio (que se inicia no tecido que reveste a parede interna do útero). Ela diz que, hoje, a obesidade já é vista como uma epidemia mundial, exigindo maior conscientização por parte da população.

A palestra, que tem como público-alvo as servidoras municipais, pretende, segundo a palestrante, aproveitar a data comemorativa, para despertar nas mulheres a consciência sobre a importância dos cuidados com o corpo e a mente, para a manutenção da saúde. “Existem evidências de que a obesidade desenvolve-se a partir da interação de fatores sócio culturais, familiares, genéticos e psicológicos. Transcendendo a ideia de corpo ideal, cada vez mais ganha espaço uma visão de saúde que envolve a reeducação alimentar e adoção de um estilo de vida saudável, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida”.

As inscrições para a palestra com Silvia Oliveira podem ser feitas no site http://espi.manaus.am.gov.br ou no dia do evento, na sede da escola. As vagas são limitadas.

-publicidade-