24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Pandemia e ENEM, como as incertezas podem prejudicar o candidato na hora da prova?

Psicóloga e terapeuta amazonense Samiza Soares dá dicas de como controlar o estresse a ansiedade diante da situação atual e ensina como o autocontrole pode ajudar a se dar bem no dia do exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a maior porta de acesso de estudantes ao ensino universitário no Brasil. Anualmente, o exame é realizado em todo o país de forma simultânea e, com a nota obtida, o candidato escolhe onde e o que deseja cursar. Em 2020, em função da pandemia, o ENEM precisou ser adiado por questões de segurança e as novas datas já estão marcadas pelo calendário oficial do Ministério da Educação (MEC).

Apesar da proximidade da realização da prova, a pandemia da Covid-19 ainda assola o país, e, diante de tantas incertezas, muitos estudantes, entidades que representam a educação e prefeituras de vários municípios pedem mais um adiamento. Em Manaus, por exemplo, onde os números da doença não param de subir, a prova está marcada para o próximo fim de semana. Sem uma definição se exame vai ou não ocorrer, uma dúvida surge: qual impacto desse imbróglio para os candidatos?

“A situação não definida pode causar estresse, ansiedade e todo o trabalho de preparação para as provas pode ser prejudicado pelo descontrole emocional dos candidatos”, afirma a psicóloga e terapeuta amazonense Samiza Soares. “Quando se está em uma situação que nos desperta ansiedade, pode se perder um pouco a perspectiva da realidade, então é importante ser racional e não gastar energias com algo que dificilmente acontecerá ou que realmente está fora do nosso controle, como é o caso do cancelamento das provas”, orienta.

Ainda segundo a especialista, que tem atendido diversas pessoas nessa situação, a melhor forma de não se deixar impactar pela incerteza é tentar manter a calma e se preparar para o exame, como se ele fosse ocorrer normalmente.

“Combater os pensamentos negativos pode ser feito de várias maneiras. Mas, antes de tudo, é preciso identificar quais são os medos e os pensamentos ruins que sua mente cria durante o período que antecede as provas”, diz. “Uma boa estratégia nesse sentido é colocar tudo no papel. Escrever ajuda a perceber o tamanho real das situações, além de fortalecer o autoconhecimento. Faça uma lista dos pensamentos que se passam pela sua mente, identifique e expresse esses sentimentos negativos, e assim, será possível combatê-los e consequente neutralizá-los”, garante.

*A Dra. Samiza Soares está disponível para falar mais sobre o assunto ou outros temas relacionados à saúde mental. Acompanhe pelo Instagram @samiza.

Fotos: acervo pessoal.

spot_img