Para fomentar o esporte e lazer, FAAR visita áreas esportivas nas comunidades de Manaus

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR), tem visitado espaços esportivos da periferia da cidade de Manaus, como quadras, campos e praças usadas para a prática desportiva. A equipe de ação estratégica da FAAR tem levado materiais como bola de futebol de campo, futsal e vôlei para esses espaços na intenção de fomentar as atividades coletivas em áreas abertas.

O incentivo à prática de esportes é uma importante ação para as comunidades, além de alcançar a inclusão social, a expansão de novas ideias e trazer vida saudável aos comunitários. Desde terça-feira (22/06) até a noite de quinta-feira (24/06), foram visitados sete espaços, prioritariamente na zona norte, como o campo Arena Monte, no bairro Monte das Oliveira; Campo da Baixada Fluminense, na Cidade Nova; Campo do Passarinho e Campo Sabiá, no Colônia Terra Nova; na Quadra de Futsal do Manoa, no Manoa; Campo do Teixeirão, no Jorge Teixeira; e nas quadras poliesportivas do conjunto Viver Melhor Etapa 2, no Lagoa Azul.

“Estamos visitando esses espaços para conhecer a realidade da população que vê na prática do desporto uma alternativa para qualidade de vida. Sempre coletando ideias, já conseguimos visualizar projetos futuros de esporte e lazer nessas comunidades, fomentando projetos sociais que nelas existem para o futuro de atletas de alto rendimento”, destacou o diretor-presidente da FAAR, Jorge Oliveira.

Parte dessas visitas tem sido acompanhada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), que está realizando uma avaliação técnica para levantamento de diagnóstico e estratégias de soluções nos espaços mais debilitados. Os comunitários apresentam suas necessidades e as informações são coletadas para o planejamento de reformas.

Para o chefe da divisão de engenharia da Seinfra, Odenilson Serique, todo o trabalho é para devolver a qualidade no espaço esportivo da comunidade. “Esse nosso levantamento é para avaliar e classificar os espaços mais afetados. Nós encontramos diversos problemas de infraestrutura nos campos da Arena Monte e do Teixeirão, como erosões, infiltrações, falta de manutenção em gradis, alambrados e banheiros. Todo nosso trabalho é para melhorar a usabilidade da comunidade que já realiza seus projetos nos espaços”, frisou.

O comunitário Yuri Araújo, 27, uma das lideranças esportivas do Campo Arena Monte, destacou que a obra de revitalização do campo vai impulsionar o trabalho já realizado no local. “Muitos dos nossos projetos não podem acontecer aqui devido o campo ficar alagado quando chove. Ouvindo o projeto que a Seinfra e a FAAR têm para nossa comunidade sentimos um alívio em saber que dias melhores virão”, comentou.

Próximo ao Campo do Passarinho, na Colônia Terra Nova, o projeto social Tatame Valois também recebeu doações de novos tatames. Ao todo, 16 placas foram instaladas na noite de quinta-feira (24/06), no espaço que acontece aulas gratuitas de jiu-jitsu para mais de 20 alunos.

Idealizador do projeto, Carlos Sozinho, disse que ganhar tatames novos é acreditar que são desses espaços que saem nomes que representarão o estado nas próximas competições. “Eu não esperava que essas doações iriam chegar, e me sinto muito feliz em realizar esse projeto aqui na minha comunidade. Agradeço imensamente toda a ajuda que estamos recebendo e me comprometo em fazer desse tatame solo de campeões”, comentou.

FOTO: Divulgação/FAAR