24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Para José Ricardo “governo Federal dará um ‘tiro no pé’ ”, com a redução da alíquota sobre os produtos de informática

Em nota publicada em seu Twitter na noite do último domingo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que o Governo Federal, via secretaria do Ministério da Economia, pretende reduzir de 16% para 4% a alíquota de imposto sobre a importação de produtos de tecnologia da informação, como celulares e computadores. Diante da notícia, o deputado José Ricardo (PT) se posicionou nesta segunda-feira (17), na tribuna da Câmara Federal, dizendo que a iniciativa é mais uma forte ameaça à Zona Franca de Manaus (ZFM) porque as empresas deixarão de ter as vantagens comparativas para se instalarem em Manaus, uma vez que pensarão duas vezes em permanecer ou não no Polo Industrial de Manaus (Pim), já que terão outras alternativas.

Por conta disso, ele levará o assunto para ser debatido na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) e na da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS), da Câmara dos Deputados.

“Não dá para aceitar o que o Governo Federal quer fazer com a Amazônia, com a ZFM e com as indústrias brasileiras. Toda semana é uma nova ameaça. Essa medida certamente vai afetar e inviabilizar a indústria desses produtos no Brasil, principalmente as indústria localizadas PIM. Isso é mais um golpe desse atual governo contra a Zona Franca de Manaus. E como consequências, teremos a redução de empresas no Polo Industrial de Manaus, mais desempregos, menos arrecadação pública, menos recursos para a Universidade do Estado Amazonas (UEA), bem como a redução de recursos para pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D)”, destacou José Ricardo lembrando que as empresas fabricantes de componentes instaladas na ZFM também serão afetadas por conta dessa redução.

Contrariando o que Bolsonaro twittou, José Ricardo afirmou ainda que essa medida não estimula a competitividade e a inovação tecnológica e contribuirá para a destruição das indústrias de computadores e informática do País. Além do Governo dar um grande “tiro no pé”, pois não vai ativar a economia, ao contrário, prejudicará ainda mais.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui