Take a fresh look at your lifestyle.

Parceria Cetam/Ipem vai garantir oferta do curso de Metrologia

-publicidade-

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) firmou, hoje (16/12), um termo de cooperação técnica com o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) para a oferta do curso de Metrologia Básica. O documento foi assinado pelos diretores-presidentes das duas instituições, respectivamente o professor doutor José Augusto de Melo Neto e o engenheiro Márcio André Brito.

O objetivo da parceria Cetam/Ipem é qualificar pessoas na área da Metrologia para que tenham acesso a vagas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Com a formação, elas também poderão participar de concurso público do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), onde o pré-requisito é ter o certificado do curso de Metrologia.

“O foco do Governo do Estado é a empregabilidade, e a expertise do Ipem na área da Metrologia poderá proporcionar essa capacitação”, informou o diretor-presidente do Cetam.

A direção do Ipem explica que é vasto o campo de atuação para quem possui o curso de Metrologia. Segundo Márcio André, aqueles que fizerem aulas pelo Cetam sairão com um conhecimento amplo. Dentre as áreas onde poderão atuar está a de verificação da confiabilidade das balanças usadas no comércio, distrito e rodovias do estado.

“O formando poderá fazer o controle do tráfego nas estradas, inspecionando o peso dos caminhões. Neste curso teremos um módulo dedicado à balança rodoviária”, explica.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem, os equipamentos de medição estão diretamente ligados à vida diária da população.

“Mas nosso foco é o PIM, onde a demanda por esse profissional é muito grande”, ressalta Márcio André, acrescentando que o Cetam entrará com seu conhecimento na parte de logística, bem como o material didático para o curso. Ficará a cargo do Ipem a parte técnica, disponibilização de laboratório e instrutores.

Edital – O edital com a oferta das vagas será lançado dia 10 de janeiro de 2021, e as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 do mesmo mês. A meta é ofertar 360 vagas ao longo de um ano, divididas em 12 turmas de 30 alunos cada. A primeira turma iniciará as aulas dia 22 de fevereiro, com término previsto para 12 de março.

O curso possui carga horária de 60 horas. A parte teórica será ministrada no auditório da sede do Ipem, e as aulas práticas acontecerão no laboratório do instituto, localizado na avenida Governador Danilo Areosa, s/nº, Distrito Industrial I, zona sul.

FOTO: Cleudilon Passarinho

-publicidade-