As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Parceria com o Fundo Manaus leva inclusão e oportunidades a jovens da zona Norte de Manaus

Proporcionar uma trajetória de vida com inclusão e oportunidades a crianças e adolescentes da comunidade Monte Pascoal, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, é uma das propostas de atuação que o centro social Caminho Seguro trabalha desde 2014 no resgate social de jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo atividades socioeducativas e de qualificação. Superando diversos obstáculos desde a sua fundação, atualmente a entidade conta com recursos de fomento disponibilizados pela Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária, o que em muito contribuiu para a viabilização dos projetos.

Com o foco no desenvolvimento integral de, aproximadamente, 200 crianças e adolescentes, o Caminho Seguro desenvolve projetos -como o “Construindo Sua História” – que funcionam durante o contraturno escolar dos participantes, servindo como um suporte educacional e recreativo aliado ao ensino regular. Durante as atividades, as crianças têm acesso a novos conhecimentos e aprendizados, enquanto os adolescentes trabalham o desenvolvimento interpessoal, com rodas de conversa e oficinas, que focam no plano de carreira e a entrada no mercado de trabalho.

O instituto foi uma das 35 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) contempladas com o 1º Edital de Fomento do Fundo Manaus Solidária, realizado em 2018, com recursos no valor de R$ 180 mil. Recentemente, no 2º edital, realizado em 2019, a entidade foi contemplada novamente com o fomento, desta vez no valor de R$ 190 mil. Idealizado pela presidente do Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, os editais buscam reforçar os atendimentos oferecidos pelas organizações, fazendo com que, dessa forma, mais vidas sejam beneficiadas.

“Nosso objetivo, desde o início, foi oportunizar mudanças de vida, por isso é tão gratificante ver que as organizações sociais concorreram, foram contempladas, colocaram em prática os projetos e hoje veem resultados positivos, que são para todos. Para quem fomenta, para quem executa e para quem é beneficiado. Parabenizo as organizações sociais pela seriedade com que conduzem suas atividades”, destaca a presidente do Fundo Manaus.

Apoio

A diretora do Caminho Seguro, Márcia do Nascimento, ressalta a importância de poder contar com o apoio por parte da Prefeitura de Manaus. “O recurso fortaleceu muito o nosso trabalho junto à comunidade, porque, por meio do edital, nós conseguimos manter a nossa equipe fixa, além de realizar a compra de materiais e alimentação. Essa parceria chegou em um momento muito oportuno, pois era um momento em que precisávamos desse apoio para continuar sonhando ao lado desses jovens”, comenta.

Por meio de orientação, palestras, dinâmicas interacionais, além de atendimento clínico e emergencial, o centro social Caminho Seguro também oferece auxílio psicológico aos atendidos. Ao identificar uma situação de vulnerabilidade, a equipe da entidade atua na reestruturação familiar das crianças e adolescentes, possibilitando o desenvolvimento da autonomia emocional e educacional.

Para a psicóloga Adriana Gomes, o trabalho da instituição possui um grande potencial de transformação na vida dos jovens assistidos, contribuindo para a construção do conhecimento e qualificação. “Enquanto profissional é uma sensação inenarrável atuar como psicóloga e observar a evolução dos inscritos, é sempre uma imensa satisfação. O Caminho Seguro atua como ponte e estrutura para essas famílias, visualizando o ser humano como um todo e buscando o potencial de cada um, olhando sempre para o futuro, realização de sonhos e melhora de vida social e familiar”, comenta.

A adolescente Iasmim Pereira, de 15 anos, frequenta as atividades do projeto “Construindo Sua História”, há aproximadamente um ano, e afirma ter obtido um grande aprendizado desde então. “É muito importante contar com o apoio deles, onde somos acolhidos e auxiliados sempre que precisamos. Sei que posso contar com o Caminho Seguro em minha vida, porque aqui nós temos alimentação e diversos benefícios e oportunidades. Além de fazer amigos, aprendo bastante e ganho qualificação para meu futuro profissional”, afirma.

Texto – Daniel Brito / Fundo Manaus Solidária

Foto – Divulgação / Centro Social Caminho Seguro