24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Parceria entre FEI e associação de povos tradicionais indígenas favorece a conquista de serviços para aldeias do AM

O apoio logístico proporcionado pela Fundação Estadual do Índio (FEI) à Associação Social Indígena dos Povos Tradicionais do Estado do Amazonas (Asipteam) tem contribuído para a articulação de parcerias em favor dos povos indígenas do estado. Recentemente, a ida de representantes da Asipteam a Brasília, viabilizada pela Fundação, permitiu à associação articular parcerias para a execução de projetos diversos.

Dentre as iniciativas articuladas pela Asipteam, na capital federal, estão projetos de reestruturação e ampliação de ocas em Manaus e no interior, além da construção de unidades habitacionais para famílias indígenas, obras de poços artesianos e instalação de fossas sépticas em aldeias. As reuniões dos representantes da associação ocorreram em órgãos públicos, entre os quais, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério de Infraestrutura, e ainda em empresas privadas.

A cacica Izailda Sateré considera positivo o apoio da FEI. “Quero agradecer ao Governo do Amazonas que, através da FEI, possibilitou nossa ida à capital federal, onde foi possível fazer diversas articulações em alguns órgãos, atendendo algumas de nossas demandas. Isso só foi possível graças ao apoio de sempre dessa fundação parceira de todas as horas”, ressaltou.

O diretor-presidente da FEI, Edivaldo Munduruku, destaca que o objetivo é continuar a dar o máximo de apoio necessário aos povos indígenas do Amazonas. “Não medimos esforços para ajudar nas demandas dos nossos parentes. Temos contribuído através de parcerias com as organizações indígenas e realizado trabalhos voltados ao desenvolvimento e a qualidade de vida dessas pessoas”, salientou o diretor-presidente da FEI.

Sobre a Asipteam – A Associação Social Indígena dos Povos Tradicionais do Estado do Amazonas é uma organização civil sem fins lucrativos, criada em 7 de junho de 1990, no bairro Raiz, zona sul de Manaus. Desde 2013, a entidade atua na defesa dos povos indígenas e da preservação do meio ambiente, bem como contribui com a elaboração de políticas para ambas as frentes.

Foto: Divulgação/FEI

spot_img