Take a fresh look at your lifestyle.

Parceria entre Governo do Estado e Suframa vai otimizar execução da 2ª fase do projeto Sinaleiras

-publicidade-

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) vai viabilizar a execução da segunda fase do projeto ‘Sinaleiras’ que tem como foco a erradicação do trabalho infantil no Amazonas. Nesta segunda fase, o projeto prevê, além do desenvolvimento de atividades esportivas, lúdicas e de saúde para crianças e adolescentes, a oferta de cursos profissionalizantes para os familiares.

Na manhã desta sexta-feira (16/2), o vice-governador e Secretário de Segurança, Bosco Saraiva, apresentou ao Superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Appio Tolentino, o projeto com o objetivo de sensibilizar e atrair o apoio de empresários do Polo Industrial de Manaus (PIM). “Nós já tínhamos alinhavado uma conversa com o superintendente no sentido de que a segunda etapa tivesse a participação das empresas. E é isso que a gente está materializando neste momento” disse o vice-governador.

A ação é desenvolvida por meio de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Prefeitura de Manaus. “A segunda etapa do projeto será realizada em parceria com a Associação Espírita Jésus Gonçalves, que fica lá na colônia Antônio Aleixo, onde eles já fazem um trabalho há muitos anos com aquela comunidade. Eles possuem toda uma estrutura que será utilizada no desenvolvimento das atividades”, completou a titular da SEAS, Auxiliadora Brantes.

O Superintendente da Suframa, Appio Tolentino, ressaltou que o órgão não tem como foco principal o crescimento econômico, mas o desenvolvimento social de toda a região amazônica. Tolentino destaca que a instituição também deve se preocupar com problemas sociais que afligem a sociedade. “O sinal é uma escola de formação de mãos cidadãos e é isso que a gente tenta combater. É ensinando a criança o modo certo de crescer. Crescer estudando, se ocupando de coisas boas e saudáveis e é claro que a Suframa tem sua responsabilidade nessa parte social”, destacou Tolentino.

Projeto Sinaleiras – É um uma iniciativa interinstitucional e intersetorial envolvendo 13 órgãos do Governo do Estado, quatro órgãos municipais, o Ministério Público do Trabalho e associações beneficentes que atuam na causa da criança e do adolescente em Manaus. O projeto passou a contemplar com as ações de sensibilização da Operação Esperança e de Abordagem Social às crianças e adolescentes que trabalham nos semáforos, reforçando o trabalho durante o período de festas de fim de ano e o recesso escolar. “Iremos ar continuidade ao atendimento de crianças e adolescentes que já foram mapeadas nas zonas urbanas de Manaus, em especial nos principais sinais de Manaus, para que a gente consiga ofertar atividades de reforço escolar para que, no futuro, essa criança tenha uma oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho”, acrescentou a Procuradora do Trabalho, Alzira Melo Costa.

FOTO: BRUNO ZANARDO/SECOM

-publicidade-