27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Parceria entre Prefeitura e Justiça atuará na ressocialização de presidiários em Parintins

A Prefeitura de Parintins em parceria com a Vara de Execuções Penais da comarca do município dará início a um programa de ressocialização de presos dos regimes semi-aberto e fechado que cumprem pena na Unidade Prisional de Parintins.

Em recente encontro com o juiz da Vara de Execuções Penais, Fábio Olintho de Souza, o prefeito Alexandre da Carbrás apresentou uma proposta que trata da utilização da mão de obra dos apenados em trabalhos voltados a limpeza pública e em outras áreas.

A cada três dias de serviço, o detento abate um dia de sua pena e terá direito ainda a uma cesta básica mensalmente. Segundo prefeito Alexandre da Carbrás, é uma forma de colaborar com a Justiça na medida em que tira os detentos da ociosidade e devolve a eles a possibilidade de trabalhar. “Sabemos todos que merecem uma segunda chance e nós como poder público municipal em parceria com o Judiciário atuaremos nesse programa que é inédito em nossa cidade”, declarou o prefeito.

A cidade de Parintins enfrenta sérios problemas com sua estrutura carcerária e em 2014 presenciou a maior rebelião da história do município encerrada com duas mortes.

De acordo com Alexandre da Carbrás, mesmo a segurança pública não sendo de competência da Prefeitura, sua administração tem atuado em parceria para diminuir os problemas enfrentados na unidade prisional local. Ele cita que esta em andamento melhorias na fossa do local, melhoria na iluminação e pinturas, atendimentos médicos em escala de mutirões semanais e outras ações na educação.

Ele cita ainda que por determinação sua, foi oferecido ao Governo do Estado um terreno para a construção de uma unidade prisional com maior capacidade. “Em 2013, me pediram um terreno e nós conseguimos. Porém, dentro desse novo projeto apresentado agora, o município não tem aqui na sede uma área de 250 por 250 metros”, descreveu.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui