Take a fresh look at your lifestyle.

Parceria entre voluntários, Estado e Governo Federal abastecerá 200 cilindros de oxigênio em outros estados

-publicidade-

Iniciativa do Projeto Parceiros Brilhantes contará com apoio logístico para transporte aéreo

Diversas iniciativas voluntárias têm somado esforços significativos para auxiliar na manutenção dos estoques de oxigênio no Amazonas. Uma delas é o projeto “Parceiros Brilhantes”, que organizou o abastecimento de cilindros vazios em outros estados do País. O grupo terá apoio logístico para transporte aéreo do Estado e também do Governo Federal.

Desde a tarde de quinta-feira (14/01), o grupo montou uma força-tarefa para recolher cilindros vazios para reabastecimento, após uma campanha de arrecadação. Nesta sexta-feira (15/01), representantes da organização procuraram o Governo do Amazonas para buscar apoio para a iniciativa.

“O Governo do Estado está valorizando a ação de amazonenses que querem ajudar amazonenses. É uma ação que estão fazendo de coleta de cilindros e, como aqui há dificuldades para isso, vamos ajudá-los a fazer esse transporte para que isso seja feito em outros estados”, disse o secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo.

Ao todo, serão 200 cilindros de 10 metros cúbicos transportados de Manaus para abastecimento em Ananindeua (PA), Recife (PE) e Goiânia (GO), com auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB) e Ministério da Saúde. Segundo o fundador do grupo, Igor da Silva Brilhante, o planejamento inicial é encher em outros estados pelo menos 400 balas.

“A ideia é que, em no máximo três dias, a gente tenha como fazer essa mesma missão de novo. É algo que leva, ao todo, cerca de 14h a 16h e com esse apoio conseguiremos fazer. Sabemos o quão é importante ajudar. Não faria sentido se nós não nos uníssemos para isso. Queremos continuar fazendo a diferença porque sabemos que é possível”, completou.

Doações – Nesta sexta-feira (15/01), o Comitê de Resposta Rápida de Enfrentamento da Covid-19, formado pelo Governo do Estado, em parceria com o Município e o Governo Federal, estabeleceu um canal para concentrar as doações de oxigênio para as unidades de saúde do Amazonas. O grupo, formado por profissionais da Casa Civil, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Defesa Civil do Amazonas, tem o objetivo de agilizar a logística para garantir o abastecimento.

Empresas e pessoas físicas, de Manaus ou de outros estados do Brasil, interessadas em doar oxigênio para o Estado, podem obter informações junto aos seguintes contatos: (92) 99220-2712, (92) 99455-2001, (92) 99182-8974. A partir de então, servidores da Casa Civil irão atuar na articulação de recebimento e entrega desses donativos para os hospitais da rede pública estadual.

Nos últimos dias, a SES-AM também passou a ser procurada para doações de outros materiais. Neste caso, os interessados podem articular a entrega por meio do telefone (92) 98233-4555.

FOTO: Chrys Braga

-publicidade-