29.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

“Parentas que Fazem”: iniciativa fortalece empreendedorismo entre mulheres indígenas no Amazonas

Manaus, AM – A iniciativa “Parentas que Fazem”, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) com o apoio do Google.org e parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Makira-E’ta – Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas, concluiu mais um workshop de formação em gestão empreendedora na última semana. O evento, destinado a capacitar mulheres indígenas e fomentar o empreendedorismo em suas comunidades, ocorreu na sede da FAS, em Manaus, envolvendo 15 participantes de cinco organizações selecionadas para receber um aporte financeiro de R$ 250 mil cada.

O programa visa não apenas oferecer suporte financeiro, mas também proporcionar serviços de iniciação empreendedora, assessoria técnica e formação em gestão, abordando temas vitais para o desenvolvimento de negócios, como ferramentas de gerenciamento estratégico, sistemas de gestão online, planos de ação, controladoria e o uso eficaz das mídias digitais.

Rosa dos Anjos, supervisora da Agenda Indígena da FAS, destacou a importância da formação adaptada às necessidades específicas das mulheres indígenas, fortalecendo suas capacidades institucionais e explorando as potencialidades de seus empreendimentos. Além das organizações beneficiadas diretamente, o projeto prevê a realização de formações em empreendedorismo para outras cinco organizações em municípios estratégicos, ampliando o impacto da iniciativa.

Entre as participantes do workshop estava Sandy Yusuro, 19 anos, administradora financeira da Associação das Mulheres Indígenas Sateré Mawé (AMISM), sediada em Manaus. A associação se dedica à produção e comercialização de artesanatos, roupas e produtos medicinais. Yusuro compartilhou como o treinamento ampliou a visão de negócios da associação, ressaltando o aprendizado sobre valoração de produtos e a gestão eficiente do tempo e recursos na produção.

O “Parentas que Fazem” representa um marco no apoio ao empreendedorismo feminino indígena, promovendo a autonomia econômica dessas mulheres e o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Para mais informações sobre a iniciativa e como participar, acesse o site da FAS: https://fas-amazonia.org/parentas-que-fazem.

spot_img